Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Suíno

Preços do suíno seguem em alta na China

Por Lyle Jones, diretor de Vendas da Genesus - China

Preços do suíno seguem em alta na China

Os preços do suíno na China retomaram sua tendência de alta, resultando na liquidação que começou em julho passado. Pelo menos 10 meses da capacidade de produção foram reduzidos. Os suínos para abate fecharam sexta-feira, 26 de agosto, a 22,44 RMB/Kg (1 RMB = R$ 0,75) com alta de 4% no mês. O preço médio nacional para suínos comedouros de 15 kg  fechou em 715 RMB cada, mas ultrapassou 900 RMB  em algumas áreas. As porcas de descarte fecharam em 14,59 RMB/kg com alta de 6,3% durante o mesmo período.

Este recente aumento rápido nos preços domésticos de suínos também atraiu a atenção da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), que anunciou em 29 de agosto que liberará as reservas governamentais de carne suína a partir de setembro. A eficácia dessas medidas para manter os aumentos de preços sob controle e afetar os preços dos suínos no quarto trimestre ainda não se sabe.

Os produtores estão mais preocupados com a escassez de água e racionamento de energia em Sichuan, Chongqing e outras regiões como Jiangsu e Xangai. Muitas províncias e cidades enfrentaram falta de água e falta de energia na semana passada. Vimos relatos de 12,11 milhões de porcos em Chongqing enfrentando altas temperaturas de 45° C e falta de água – não é uma boa combinação.

O calor extremo e a falta de chuvas levaram a condições de seca que afetam as colheitas no campo e o fornecimento de milho e outros ingredientes para rações. Diante da escassez de água e ração, muitos produtores estão acelerando a comercialização de seus suínos, apesar da aproximação da alta temporada de demanda e do conhecimento de que os lucros serão maiores após o aumento dos preços ainda mais. O ritmo de abate em Sichuan é relatado como 10% a 20% mais rápido que o normal.

Apesar desses desafios atuais, os produtores geralmente estão otimistas no curto prazo, já que as escolas estão abrindo e a demanda tradicionalmente aumenta se aproximando do importantíssimo Festival de Outono e dos feriados do Ano Novo Chinês. Ao mesmo tempo, acreditamos que a oferta de suínos deve diminuir ainda mais mês a mês como resultado de liquidações que estavam apenas ganhando força há 10 meses e durando até 2022. Sem dúvida, a liquidação ainda está ocorrendo em algum nível.

Perspectivas do mercado: A combinação de demanda crescente e oferta mais apertada deve manter os preços em alta até o quarto trimestre e o primeiro semestre de 2023. Esperamos que os preços de suínos para abate atinjam 25 RMB/kg até o final de 2023.