Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Preços em queda da carne suína prejudicam produtores chineses e exportadores de soja dos EUA

O preço do suíno na China está caindo 50% há mais de 20 semanas, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um relatório da CCTV 

Preços em queda da carne suína prejudicam produtores chineses e exportadores de soja dos EUA

A queda nos preços da carne suína na China, resultante de uma recuperação melhor do que o esperado da produção de suínos, pode reduzir ainda mais a demanda chinesa por farinha de porco, que é feita principalmente de soja de países como os EUA, de acordo com analistas.

O preço do suíno na China está caindo 50% há mais de 20 semanas, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com um relatório da CCTV na quarta-feira. 

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) emitiu um alerta sobre uma “queda excessiva” nos preços dos suínos vivos em seu site oficial na quarta-feira, lembrando os criadores de suínos a organizar cientificamente a produção e a operação para manter a capacidade de produção de suínos em um nível razoável.

Para promover o bom funcionamento do mercado de suínos vivos, o NDRC disse que trabalharia com os departamentos governamentais relevantes, monitoraria de perto a produção de suínos vivos e as tendências do mercado e realizaria ajustes nas reservas em tempo hábil.

“Os preços foram atingidos porque a produção aumentou após surtos de peste suína africana e se move para reabastecer as reservas de carne suína do país”, disse Wang Zuli, pesquisador adjunto do Instituto de Economia Agrícola e Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, ao Global Vezes na quinta-feira.

O excesso está prejudicando muitos criadores de porcos, que estão perdendo dinheiro.

Li Yunlong, um criador de suínos, disse que os preços no atacado estão despencando, mesmo com o aumento dos custos. 

“Em comparação com o início do ano, o custo dos alimentos e rações aumentou 30%, enquanto o preço de mercado dos suínos caiu 60%”, disse Li.

“Perco quase 800 yuans (124,36 dólares) na venda de cada porco, mas se continuar a criá-los, vou perder mais”, acrescentou Li. 

Wang disse que os preços baixos podem persistir e os importadores também podem reduzir suas importações de soja em meio às perspectivas sombrias. 

Como o maior consumidor mundial de soja, as importações de soja da China permaneceram altas durante os primeiros cinco meses do ano. De janeiro a maio, as importações de soja da China atingiram 38,234 milhões de toneladas, um aumento de 12,8% com relação ao ano anterior.

Os EUA, a maior fonte de soja da China, esperam exportações recordes de cerca de 36 milhões de toneladas métricas para a China no ano comercial de 2020/21, já que o acordo comercial da fase um entre China e EUA continua em vigor, disse um representante sênior da indústria em abril.

No entanto, devido ao declínio da demanda, “as importações de soja devem cair por um certo período de tempo”, disse Wang.

Os principais produtores de suínos e rações do país também estão usando menos farelo de soja para reduzir a dependência do país das importações da safra, a pedido do governo central. 

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais emitiu um aviso em março pedindo às empresas que reduzam o teor de soja e milho na ração animal.

Qin Yinglin, o presidente da produtora doméstica de suínos Muyuan Foods Co, disse em uma conferência recente que a empresa sugeriu uma dieta pobre em proteínas para a criação de suínos, já que o consumo nacional de farelo de soja para alimentar suínos “continua alto” na China .