Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Preferência de suínos em relação a diferentes sistemas de resfriamento

Cada compartimento teve seu ambiente controlado, podendo assim fornecer, diferentes tipos de sistemas de resfriamento: nebulização associada à ventilação forçada, ventilação forçada, aspersão e aspersão associada à ventilação forçada

Preferência de suínos em relação a diferentes sistemas de resfriamento

O desempenho dos animais está associado não só a fatores genéticos, como também ao manejo, à nutrição e à sanidade, que, estão correlacionados a fatores climáticos, especialmente temperatura ambiente e umidade relativa do ar (CARVALHO et al., 2004). A ventilação é um importante parâmetro em comum entre os aspectos ambientais e é essencial para promover o conforto térmico e um ar mais limpo nas instalações do sistema de confinamento (ASAE, 2008). A ventilação artificial é adotada sempre que os meios naturais não proporcionam o índice de renovação de ar, ou o abaixamento da temperatura, necessários, apresentando a vantagem de ser independente das condições atmosféricas. Como as médias anuais brasileiras de temperatura estão acima de 25ºC, a ventilação artificial torna-se imprescindível dentro das instalações pecuárias (SILVA, 2008). Embora os diferentes sistemas de resfriamento tenham um objetivo comum (atenuação da temperatura no interior das instalações), eles podem ser percebidos pelos animais de forma diferente.

Reconhece-se a eficácia dos sistemas de resfriamento na melhoria da qualidade de vida dos animais, porém, pouco se sabe em relação às respostas comportamentais dos suínos em relação a estes, o que poderia ser avaliado como escolhas feitas pelos próprios animais através da técnica de análise de preferência, que consiste no fornecimento de múltiplos recursos ou situações aos animais, enquanto que lhes é dada a liberdade de escolha entre as opções fornecidas. Como os animais tendem a explorar o seu ambiente, evitando condições que consideram nocivas e buscando situações que consideram favoráveis (WEBSTER & FLETCHER, 2004), as escolhas feitas são observadas e interpretadas como o interesse dos animais. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a preferência de suínos em relação a diferentes sistemas de resfriamento do ambiente.

Material e métodos

O experimento foi realizado no setor da suinocultura da Prefeitura do Campus Fernando Costa da USP, Pirassununga (SP). Foi utilizada uma Câmara de Preferência Ambiental (CPA) composta por quatro compartimentos interligados entre si por uma área neutra. Dois grupos de suínos foram utilizados, os suínos-teste, animais com livre acesso aos diferentes ambientes, podendo escolher sua preferência dentre os ambientes e os suínos-companhia (quatro pares, um macho e uma fêmea) sendo que cada par foi alojado em um dos compartimentos. Esses animais permaneceram fixos nos seus respectivos sistemas até o término do estudo a fim de somente oferecer companhia aos suínos-teste, amenizando assim, efeitos de isolamento.

 

 Leia o estudo na íntegra AQUI