Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Presença feminina marcou abertura do Dia de Campo da Lar

Com uma programação especial para as mulheres do agro, elas foram recepcionadas no Lar Centro de Eventos e assistiram à palestra “Protagonismo da Mulher Cooperativista"

Presença feminina marcou abertura do Dia de Campo da Lar

O tradicional Dia de Campo da Lar teve seu retorno em formato presencial na terça-feira (11/01) e segue até hoje (13/01). O primeiro dia contou com uma programação especial para as Mulheres do Agro, que foram recepcionadas no Lar Centro de Eventos e assistiram à palestra “Protagonismo da Mulher Cooperativista”, ministrada por Andrea Cordeiro, especialista em agronegócio, em commodities agrícolas & comercialização, consultora, colunista e articulista agro e co-autora do livro Mulheres do Agro.

A abertura oficial, contou com a presença da Diretoria Executiva, superintendência e conselheiros da Lar Cooperativa.

No campo. A edição do Dia de Campo de 2022, tem como tema “Conhecimento e tecnologia de mãos dadas” e conta com 36 fornecedores de insumos, sendo 25 da área agrícola que compreendem empresas de defensivos, fertilizantes e sementes e 11 da área pecuária, fornecedores de medicamentos e nutrição animal.

Nas tendas técnicas, os agrônomos da Lar apresentam os temas: manejo de plantas daninhas; manejo de pragas; manejo de doenças e controle de cigarrinha do milho. Além dos painéis de cultivares de soja, contendo cerca de 65 cultivares, incluindo as novas biotecnologias X-tend e Enlist.

“Passamos praticamente dois anos sem conseguir realizar esses eventos presencialmente, e no decorrer desse tempo, houveram muitos avanços na tecnologia e inovação. Por isso mesmo, é que o Dia de Campo é uma oportunidade para levar todo esse conhecimento à nossa área técnica e associados, nivelando o acesso as informações e melhorando os resultados”, afirma o diretor-presidente da Lar Irineo da Costa Rodrigues.

Trincheira – Um dos grandes atrativos do evento é a trincheira montada na lateral da tenda principal, na qual os técnicos do do IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, realizam abordagem sobre manejo de solo e sua relevância para altas produtividades. Além disso, o IDR estará apresentando no decorrer do evento os resultados do diagnóstico efetuado em conjunto com a LAR. Primeiros resultados de um trabalho de três anos para diagnosticar a qualidade do manejo de solo em nossa região.

Alternativas – Nesta edição, um dos destaques é a área demonstrativa de cereais de inverno cujointuito é diminuir a dependência do milho adotando outras culturas em áreas de pousio. Temos nessa área, espaços com sorgo, milheto e trigo mourisco que são alternativas para a segunda safra ou áreas de pousio anteriores a cultura do trigo. Na quarta-feira, em paralelo será realizada uma reunião com uma comissão estadual que trabalha o tema (Sindiavipar, FAEP, Ocepar, Secretaria de Agricultura, IDR e cooperativas).

Diversificação – Nos três dias de evento serão abordados temas sobre novidades tecnológicas, tendências de mercado e também muitas oportunidades de negócios através das novas áreas da cooperativa: Lar Credi, Lar Máquinas e Supercampo, além do estande das lojas agropecuárias da Lar, com campanha de vendas de medicamentos e suplementação mineral, além da presença dos principais fornecedores de insumos agropecuários.