Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Associação

Presidente da ACCS apresenta pleitos da suinocultura na Alesc

Deputados se comprometeram em auxiliar nas demandas da suinocultura

Presidente da ACCS apresenta pleitos da suinocultura na Alesc

O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, e o deputado estadual Altair Silva estiveram reunidos na manhã de hoje com o presidente da Alesc, Julio Garcia, para apresentar importantes reivindicações da suinocultura. A primeira delas foi a redução permanente da alíquota de ICMS de 12% para 6% na comercialização de suínos para outros estados. O tributo incide nos suinocultores independentes – não inseridos no sistema de integração.

Em decorrência das operações “Carne Fraca”e “Trapaça”, além de toda a crise política pela qual o Brasil atravessou nos últimos meses, os suinocultores permanecem com dificuldades para obter lucro na atividade. Para minimizar a crise no setor, o ICMS na comercialização de suínos foi fixado em 6% até o próximo dia 30 de março. Contudo, a ACCS reivindica que a alíquota seja reduzida permanentemente através de projeto de lei.

“Essa solicitação foi feita na legislatura anterior para que fosse colocada em lei e não foi outorgada, devido ao processo eleitoral, mas houve o compromisso de que a próxima legislatura atender essa demanda”, afirma o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi.

DECRETOS 1.860 E 1.867

A ACCS também pede a revogação dos decretos 1.860 e 1.867, assinados pelo ex-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, em dezembro do ano passado, que elevaram as alíquotas do ICMS. Entidades como a Faesc e Fetaesc também cobram veementemente a revogação dos decretos, que impactam diretamente no aumento dos custos de produção agrícola e de outros setores produtivos.

“O produtor rural não pode trabalhar apenas para pagar os impostos. É dever de todos dar condições para que os produtores possam viver com dignidade no campo e que a sucessão familiar seja uma realidade”, enfatiza Losivanio.

Em conjunto de outros parlamentares, o deputado Altair Silva garantiu que a Alesc vai atuar para reverter os decretos que aumentam os impostos do agronegócio. “Vamos dialogar com o governo para que tenhamos alíquotas competitivas com os demais estados. O presidente da Alesc assumiu o compromisso de auxiliar a suinocultura de Santa Catarina para que ela continue sendo uma referência no Brasil”.