Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Imposto

Presidente da CNA defende manutenção da lei Kandir

Lei isenta as exportações de produtos agropecuários da cobrança do ICMS

Presidente da CNA defende manutenção da lei Kandir

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, defendeu a manutenção da Lei Kandir, que isenta as exportações de produtos agropecuários da cobrança do ICMS, para evitar aumento de carga tributária e perda de competitividade para o setor produtivo.

O tema foi tratado em encontro na quarta (18), em Brasília, com o senador Veneziano Vital do Rego (PSB/PB), relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

O texto que está na CCJ é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 42/19, de autoria do senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) que prevê a revogação da não incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as vendas externas, o que preocupa a Confederação.

Para João Martins, é fundamental manter a Lei Kandir vigente em um momento em que o Brasil tem conquistado a abertura de novos mercados em outros países e blocos para aumentar e diversificar a pauta de exportação de produtos do agro.

Neste contexto, a revogação da lei, de 1996, prejudicaria o setor. “Precisamos desta continuidade da Lei Kandir para sermos competitivos”, ressaltou Martins. Ele explicou, ainda, que a Lei Kandir proporcionou ganhos sociais e desenvolvimento aos estados.

O senador se comprometeu a analisar as demandas da CNA sobre a lei e discutir os pontos com outros senadores que acompanham o tema em busca de uma proposta de consenso.

“É fundamental ter informações técnicas para saber o que será posto em discussão. E o agro nos últimos anos, em meio a períodos sucessivos de crise, tem sido o esteio para que tenhamos uma balança comercial que nos é favorável. E o olhar sensível às propostas do agro será levado aos outros senadores para a discussão”.

Participaram do encontro os vice-presidentes da CNA e presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, e de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o coordenador do Núcleo Econômico, Renato Conchon.