Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Primeiros casos de peste suína africana descobertos na Malásia

Os primeiros surtos de peste suína africana (PSA) foram relatados na Malásia

Primeiros casos de peste suína africana descobertos na Malásia

O arquipélago registrou 5 surtos no norte do Leste da Malásia, a parte do país que está localizada na ilha de Bornéu, que compartilha com Brunei e Indonésia.

No distrito de Pitas, parte da divisão Kudat, a aldeia Kampong Ompungoi relatou 212 porcos de quintal infectados. Este foi o maior surto do 5. Aconteceu em 8 de fevereiro.

O distrito adjacente Kota Marudu que também parte da divisão Kudat, relatou 2 aldeias infectadas. Kampong Patani encontrou 78 porcos de quintal infectados em 8 de fevereiro; Kampong Radu Laut teve outras 7 vítimas em 10 de fevereiro.

Outros 2 surtos foram relatados no distrito adjacente de Beluran, localizado na divisão de Sandakan. Na aldeia Kampong Kaboton, 6 porcos de quintal foram encontrados infectados em 11 de fevereiro; em outra aldeia chamada Hutan Simpan, 5 javalis foram infectados em 8 de fevereiro.

Vigilância de PSA intensificada em todo o país

De acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o caso Pitas foi o primeiro em que a presença do vírus da PSA pôde ser confirmada por testes laboratoriais, após o que a vigilância foi intensificada em um raio de 50 km ao redor do caso índice. Quando encontrado em javalis no distrito de Beluran, a vigilância foi intensificada em todo o país.

Com o surto, a Malásia segue uma série de outros países asiáticos onde a ASF também foi confirmada, incluindo China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Filipinas, Vietnã, Indonésia, Camboja, Laos, Mianmar, Índia, Timor Leste. Além disso, algumas ilhas na costa de Taiwan relataram suínos infectados chegando à costa.