Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Primeiros passos

Como montar uma granja suinícola? Qual o custo? Onde buscar informações? Tenha as respostas destas e outras perguntas, analisando a viabilidade do negócio antes de se aventurar nele.

Redação SI 26/02/2002 – A suinocultura tem se tornado uma atividade muito atrativa no País. Os números do ano passado chamam a atenção pelo rápido crescimento. A produção de carne suína chegou a 2,2 milhões de toneladas e o Brasil exportou cerca de 265 mil toneladas, obtendo uma receita cambial de US$ 358,5 milhões, elevando o País de 12o. para o 4o. exportador mundial.

Números tão positivos do setor podem atiçar a vontade de se montar uma granja suinícola ou, ainda, incluir a suinocultura entre as opções de sua propriedade. É necessário, no entanto, realizar um planejamento e uma avaliação dos custos para evitar que seu empreendimento naufrague antes mesmo de começar. “Seria uma temeridade entrar num processo de produção sem um estudo prévio”, alerta o engenheiro agrônomo da área de construção rural da Embrapa Suínos e Aves, Carlos Cláudio Perdomo.

Os estudos econômicos e técnicos devem ser realizados para avaliar a viabilidade do projeto. No caso do levantamento técnico, deve-se dimensionar qual o tamanho, o nível tecnológico e de especialização que a sua produção terá. Isso é feito levando-se em conta o espaço destinado à criação, a localização da propriedade em relação à distância dos centros consumidores e fornecedores de insumos, a disponibilidade de mão-de-obra, além da qualidade da água e de uma área para disposição dos dejetos.

Veja na próxima edição da revista Suinocultura Industrial, a reportagem de Humberto Luís Marques sobre a avaliação e o levantamento de custos para a instalação de uma granja suinícola.