Comentário Suíno

Por Jim Long, Presidente-CEO, Genesus Inc.<br /><br /><br />

Principais notícias do mercado de suínos

Peste Suína Africana na Alemanha

A peste suína africana continua se espalhando na Alemanha. Mais de 100 casos agora. A perda dos mercados asiáticos e o fechamento de fábricas pela Covid-19 estão reduzindo os suínos, mas o preço do mercado de suínos se mantém em 1,27 euros / kg. É difícil acreditar que o preço do suíno não cairá diante dessas duas realidades.

A carne suína e seus produtos dos Estados Unidos para a China renderam em US$ 1,5 bilhão de janeiro a agosto. Em 8 de outubro de 2020, as vendas de carne suína nos EUA foram 8 vezes maiores que no mesmo período de 2017.

Produção da China está se recuperando

Não é surpreendente lucros de mais de $ 200 por cabeça, estimulando a produção! A PSA ainda existe, mas uma biosseguridade melhor está ajudando.

A China reportou um aumento no estoque de suínos de 370 milhões de cabeças no final de setembro, 21% acima do ano anterior, mas ainda 16% menor do que em 2017. O rebanho de porcas no final de setembro é de 38,22 milhões após mês a mês com aumento do rebanho de porcas, desde a baixa de 12 meses atrás. O estoque atual de porcas é 14% menor do que no final de 2017 ou ainda cerca de 6 milhões de porcas (igual ao rebanho total de porcas dos EUA).

Com a maior oferta de suínos, o preço da China começou a cair de 37,02 RMB / kg no 1º de setembro para 30,94 RMB / kg na semana passada. Ainda muito forte, com peso vivo de US$ 2,09 por libra. Queremos apenas preços assim na América do Norte. Conforme a produção da China aumenta, esperamos que a China demande menos carne suína importada.

Maneiras de aumentar o consumo doméstico

Agora, mais do que nunca, os EUA-Canadá precisam buscar maneiras de aumentar o consumo interno e a participação no mercado. Acreditamos que isso pode ser feito produzindo carne de porco com melhor sabor para aumentar a demanda. Carne de porco com alto teor de mármore é a resposta, não o outro programa genético da carne branca que destruiu o sabor de nossa carne de porco.

“Os mansos herdarão a terra, mas nunca aumentarão a participação no mercado.”

William McGowan – empresário

Abate de matrizes nos EUA

O abate de porcas nos Estados Unidos nas últimas duas semanas mostrou uma queda em relação ao que era antes. A semana de 17 de outubro registrou 58.923, talvez a menor taxa em uma semana sem feriados este ano. Parece-nos que a liquidação do rebanho de suínas está diminuindo ou acabou. Isso seria um reflexo de uma atitude mais positiva em relação ao futuro. Acreditamos que o rebanho de porcas já tenha diminuído em 250-300.000 desde dezembro passado.

Um reflexo de menos porcas para abate pode ser visto nos preços das porcas de descarte. Todas as categorias de peso tiveram um aumento de cerca de 10 centavos nas últimas semanas.

Menos porcos ano após ano?

O Relatório de Porcos e Porcos de 1º de setembro indicou 10% mais suínos na categoria de peso 180+ do que no ano anterior. Já se passaram 60 dias desde 1º de setembro. Calculamos que quase todos os suínos de 180 libras mais deveriam ter ido ao mercado. O massacre desde 1º de setembro é quase o mesmo de um ano atrás. Os pesos de abate são iguais ou talvez menores. É óbvio que não havia 10% a mais.

Agora estamos abatendo porcos nascidos em abril-maio. Foi uma época de grande eutanásia de porcos pequenos e de liquidação do rebanho de porcas. Não esperamos mais ou menos suínos ano após ano.

Os cortes de carne suína dos EUA tiveram um grande impacto na semana passada, caindo de meados dos anos 90 para meados dos anos 80. Esperançosamente, isso pode se manter, pois continuaremos a ter um grande abate de suínos nos próximos dois meses. Em nossa mente, meados dos anos 80 ainda é muito forte em face do abate semanal de suínos que se aproxima de 2,7 milhões.

Na semana passada, o boletim National Pork Board apontou que o USDA está projetando que em 2021 a produção de suínos no primeiro trimestre cairá 2,1% em relação a 2020. Isso é interessante de ver, uma vez que os economistas do Chicken Little estavam projetando mais produção de carne suína em 2021 do que em 2020. Um ponto que veementemente discordou.

Não havia como uma indústria que perdia US$ 100 milhões por semana e estava se expandindo, e a única maneira de ter mais suínos é a expansão. A realidade dos economistas do Chicken Little sobre nossa indústria é que nunca teve porcos, nunca terá porcos, nunca viveu com perdas de US$ 50 por cabeça, nunca teve que fazer uma folha de pagamento. A dura realidade do mercado é um verdadeiro criador da verdade, não um exercício econômico de uma cadeira em um cubículo.

Não há dúvida de que haverá menos suínos em 2021 do que em 2020. Isso dará suporte ao preço.

“Em toda a história registrada, nenhum economista teve de se preocupar com a origem da próxima refeição.”

Peter Drucker, escritor de gerenciamento