Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Gripe Suína

Problema de saúde pública

Abef e Abipecs ressaltam que o problema da gripe suína não envolve os animais.

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia. Assunto do momento, a doença não poderia ficar de fora das discussões realizadas na AveSui Regiões 2009. O evento é realizado até o dia 29 no Expo Center Norte, em São Paulo.

Pedro de Camargo Neto, Presidente da Associação Brasileira de Indústrias Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), acredita que a denominação ‘gripe suína’ é incorreta.

“Seria melhor nomearmos como gripe mexicana. Estamos diante de um problema de saúde pública, e não de saúde animal, por isso, gripe suína é um termo inadequado”, diz. Para ele, este problema não é semelhante ao da gripe aviária, tido como de saúde animal. “O problema é grave e deve ser monitorado no Brasil e no mundo, mas saliento que não há problemas com os plantéis suínos. A gripe mexicana é uma questão de saúde pública e não de saúde animal”, reforça Camargo Neto. Segundo ele, “não é hora de especular comercialmente” se o Brasil será beneficiado com o evento no México e nos EUA.

Para Francisco Turra, este é um problema mundial grave e o Brasil está atento. “O governo brasileiro criou uma comissão especial para avaliar o problema e está monitorando a doença”, diz. “É importante salientar que esta é uma epidemia que está acontecendo em humanos. Não existe há nenhum fator agravante para os rebanhos suínos mundiais”.

Serviço:
A AveSui é palco de importante discussões para os setores de aves e suínos. Ela acontece entre 27 e 29 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo(SP). O evento pretende reunir mais de 15 mil visitantes e contará com a presença de 150 empresas nacionais e internacionais especializadas nas áreas de genética, nutrição animal, produtos veterinários, equipamentos para granjas, transporte, soluções ambientais e diversos outros serviços e tecnologias.

• Mais informações sobre a AveSui pelo telefone (11) 2118-3133, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.avesui.com.