Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processamento

Processo inovador de descoureamento automático para suínos - por Henrique Roos

O processo de descoureamento automático X-Shoulder é um processo inovador, desenvolvido pela SULMAQ e pela MAJA

Processo inovador de descoureamento automático para suínos - por Henrique Roos

Henrique Roos Diretor Industrial da SULMAQO processo de descoureamento automático X-Shoulder é um processo inovador, desenvolvido pela SULMAQ e pela MAJA, para remoção da pele da paleta suína de forma íntegra, resultando em melhor rendimento, menor utilização de mão de obra e menor contaminação dos produtos.

O processo inicia na área da desossa, após o corte da paleta da carcaça. As paletas são pré-desossadas preferencialmente em um processo dinâmico (pace-line) e direcionadas para uma descoureadeira automática especialmente desenvolvida para esta aplicação.

O processo de descoureamento automático X-Shoulder (imagem 1), foi comparado ao processo de descoureamento em máquinas manuais (imagem 2) no FRIMESA em Medianeira, PR. Após uma fase de testes e validação, o descoureamento automático foi adotado como processo padrão. 15000 paletas por dia são descoureadas no sistema X-Shoulder.

Descouro

A imagem 3 mostra a pele após o descoureamento automático. Observa-se que a pele se manteve íntegra, com mínima quantidade de carne. A imagem 4 mostra a pele após o descoureamento manual. A pele ficou em pedaços, com maior quantidade de carne.

 Descouro

No coureamento manual o rendimento é prejudicado. Como a paleta tem formato irregular, algumas partes da paleta acabam passando pela lâmina mais de uma vez, fazendo com que, além da pele, seja retirada carne da peça.

Os resultados indicam importante redução de mão de obra – aproximadamente 15% em relação ao processo manual –  e ganhos significativos de rendimento, aproximadamente 8%. Com estes resultados, o cliente terá retorno do investimento em menos de 6 meses.

Além dos benefícios de redução de mão de obra e do aumento de rendimento mencionado acima, foram observadas as seguintes vantagens no processo automático:

  • Atendimento das normas ergonômicas, evitando o levantamento e manuseio das peças sobre a descoureadeira. A preparação das peças é realizada em um processo dinâmico, que resulta em menos esforços e pode ser realizado por homens ou mulheres.
  • Menor tempo de treinamento por ser um processo dinâmico.
  • Atendimento das normas de segurança. A descoureadeira automática impede o acesso do operador a lâmina.
  • Menor contaminação. Após o descoureamento, pele e paleta tem destinos diferentes: a pele não entra em contato com a esteira da paleta, eliminando problemas de contaminação. Para mais informações consulte [email protected]