Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Produção de carne suína cresce no México

Exportadores de carne suína descobriram novas oportunidades de mercado na China e continuam cumprindo os rigorosos requisitos de mercado do Japão e da Coreia do Sul

Produção de carne suína cresce no México

A demanda do consumidor no varejo por carne suína continua impulsionando o aumento da produção de carne suína no México. Além disso, as medidas preventivas COVID-19 dos frigoríficos permitiram que a produção de carne suína do México continuasse sua tendência de alta para atender a essa demanda, especialmente de março a junho de 2020, afirma um relatório recente do USDA Foreign Agricultural Service (FAS) .

A perda de empregos e a diminuição da renda estão fazendo com que os consumidores mudem de fontes mais caras de proteína animal, como carne bovina, para fontes mais acessíveis, como carne de porco e frango, diz o relatório.

Além disso, os hábitos de compra estão mudando e estimulando os processadores de carne suína a oferecer uma gama mais ampla de opções. Há mais demanda de famílias solteiras que desejam refeições mais rápidas e fáceis, tornando os cortes pré-porcionados mais relevantes, diz o relatório.

“Versatilidade, conveniência, sabor e variedade de opções tornaram-se tendência entre a classe média urbana em expansão, impulsionada pela pressão para economizar tempo, buscar valor agregado e ter maior comodidade para aquecer e servir refeições”, observa o relatório. “No entanto, em áreas mais rurais com populações de renda geralmente mais baixa, o abate de quintal para consumo doméstico continua a prevalecer.”

O México continua a ser um importante parceiro comercial de gado para os Estados Unidos. Os exportadores mexicanos de carne bovina e suína estão atendendo à crescente demanda por carne vermelha. Os exportadores de carne suína descobriram novas oportunidades de mercado na China e continuam cumprindo os rigorosos requisitos de mercado do Japão e da Coreia do Sul, afirma o relatório.

No entanto, as importações de carne bovina e suína do México não foram tão fortes quanto nos anos anteriores, devido à desaceleração econômica do México e uma taxa de câmbio desfavorável.

Em 2020, Post prevê as importações de carne suína do México em 950.000 toneladas métricas, em comparação com 960.000 toneladas métricas previstas para 2021.

Em 2021, o México deve ter uma pequena recuperação nas importações de carne suína, já que o setor de HRI começa a se abrir e a demanda por carne suína aumenta, diz o relatório. As importações de carne suína do México aumentaram 9,9% no primeiro trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, com um aumento de 14,7% nas importações de carne suína dos EUA.

Os processadores mexicanos de carne suína dependem fortemente das importações de carne suína para satisfazer as necessidades de matéria-prima, explica o relatório, levando as importações em 2019 para um total de aproximadamente 2,3 milhões de toneladas.