Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China

Produção de carne suína da China atinge maior nível em oito anos

A produção de carne suína no maior produtor mundial da carne atingiu 55,41 milhões de toneladas, a maior desde 56,71 milhões de toneladas registradas oito anos atrás

Produção de carne suína da China atinge maior nível em oito anos

A produção de carne suína da China aumentou 4,6% em 2022 em relação a 2021, atingindo seu nível mais alto desde 2014, mostraram dados oficiais nesta terça-feira, confundindo algumas expectativas de um aumento menor.

A produção de carne suína no maior produtor mundial da carne atingiu 55,41 milhões de toneladas, a maior desde 56,71 milhões de toneladas registradas oito anos atrás. A produção de 2022 em comparação com 52,96 milhões de toneladas em 2021.

A produção foi impulsionada pela alta produção no quarto trimestre de 13,91 milhões de toneladas, de acordo com cálculos da Reuters sobre os dados do Escritório Nacional de Estatísticas. Isso representou um aumento de 0,87% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, apesar da escassez de mão de obra nos matadouros devido aos surtos de COVID.

Os produtores criaram suínos mais pesados, esperando se beneficiar de uma recuperação antecipada na demanda e nos preços, um fator que poderia ter impulsionado a produção.

A demanda, no entanto, permaneceu morna devido ao aumento dos casos de COVID-19 na China, que manteve muitas pessoas em casa, fazendo com que os preços caíssem.

Os dados mostram que a produção de carne suína da China aumentou a cada trimestre em relação ao ano anterior nos últimos dois anos, apesar da demanda fraca.

“Não ouvi dizer que há muito armazenamento, então já precisa ser consumido, o que é difícil de explicar”, disse um analista de pecuária, recusando-se a ser identificado devido à sensibilidade do questionamento dos dados oficiais.

Uma alta nos preços durante o verão encorajou os fazendeiros a engordar os porcos mais do que o normal para aumentar seus lucros.

Embora tenha diminuído, o peso médio dos suínos vivos ainda estava alto, em cerca de 124,5 quilos na semana passada, de acordo com analistas da Huachuang Agriculture. Isso continuará pressionando os preços, disseram eles, em nota de 15 de janeiro.

O consumo de carne deve melhorar após a reabertura da China de uma rígida política COVID de três anos, com mais jantares em grupo e reuniões de negócios para atender à demanda.

No entanto, alguns acreditam que o consumo de carne suína pode não se recuperar aos níveis anteriores ao surto de peste suína africana na China, que começou em 2018, com muitos ainda cautelosos com as reuniões lotadas.

A produção de carne bovina da China aumentou 3% no ano passado, para 7,18 milhões de toneladas, mostraram os dados, enquanto a produção de aves aumentou 2,6%, para 24,43 milhões de toneladas, e a de cordeiro e carneiro aumentou 2%, para 5,25 milhões de toneladas. (Reportagem de Dominique Patton; Edição de Christopher Cushing e Neil Fullick)