Fonte CEPEA

Cooperativa

Produção de suínos da C.Vale cresce em 2018

Produção de suínos da C.Vale cresce em 2018

A produção de suínos da Cooperativa C-Vale cresceu  5,58% em 2018, entregando 393.627 animais à Frimesa. O volume de carne industrializada chegou ao recorde de 48.745.510 quilos em 2018. E para 2019 a expectativa é continuar crescendo.

Para o presidente da cooperativa, Alfredo Lang, o crescimento obtido no ano passado se deve a dois fatores, a ampliação do número de granjas e incremento de produtividade nas estruturas já existentes. “Nós buscamos avançar tanto em produtividade quanto em qualidade, mas isso só é possível se a atividade é rentável. Felizmente somos grandes produtores de soja e milho. Isso nos dá competitividade em relação a outros sistemas de integração que compram matéria-prima de terceiros”, completa.

Quanto aos investimentos realizados em 2018, Lang destacou um novo modelo de produção de leitões. “Colocamos em operação um novo modelo de produção de leitões em sistema de comodato que gerou um incremento de número de matrizes junto aos associados da C.Vale. Além disso, os associados implantaram novas unidades de terminação em 2018”.

Em 2018, a cooperativa produziu 102 mil leitões, entre suínos comerciais e leitoas para recria. Hoje ela conta com 3400 matrizes na unidade de produção própria e mais 11500 nas unidades parceiras e integradas.

Para 2019, Lang afirma ser importante a abertura de novos mercados. “Acredito que se não houver surpresas climáticas, a oferta de milho vai crescer e evitar aumento de custos. O consumo do mercado interno deve continuar fraco, por isso, precisamos de um esforço diplomático para abrir novos mercados no exterior para comercializar essa carne”,  finaliza.

Suínos produzidos

(em quilos/vivos)