Agroceres Multimix
Desenvolvimento

Produção sustentável incentivada pelo Governo faz suinocultura viver melhor momento em MS

No ano passado o VBP (Valor Bruto da Produção) dos suínos em MS atingiu o recorde de R$ 1,1 bilhão de faturamento

04-Fev-2021 08:14 - Atualizado em 04/02/2021 08:36

Mato Grosso do Sul tem hoje o cenário ideal para o desenvolvimento da suinocultura. Resultado da política adotada pelo Governo do Estado desde 2015, no ano passado o VBP (Valor Bruto da Produção) dos suínos atingiu o recorde de R$ 1,1 bilhão de faturamento. Ao mesmo tempo em que cresce a demanda por crédito para novos investimentos, implantação de indústrias ligadas ao setor e aumento da produção incentivada pelo programa Leitão Vida.

Em 1º de janeiro de 2021 o programa Leitão Vida completou um ano desde a reformulação, com 2.576 milhões de animais incentivados, que somaram R$ 18,6 milhões em benefícios pagos aos criadores de suínos do Estado. O programa coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) é parte de um conjunto de ações realizadas em prol do setor.

Desde a participação no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), em 2019, o Governo do Estado vem atualizando sua política de desenvolvimento para tornar Mato Grosso do Sul um cenário propício para receber investimentos em suinocultura. Os esforços têm surtido efeito, com investimentos em todas as cadeias produtivas do Estado.

Em termos de crédito, o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) tem atuado como um grande financiador do desenvolvimento da cadeia. Mensalmente são aprovados recursos para o setor e apenas na primeira reunião de 2021, o Conselho destinou R$52,8 milhões para implantação de unidades de produção de leitões nos municípios de Jateí e Ivinhema.

Atualmente a cadeia da suinocultura é responsável por 16 mil empregos e produção estimada em R$ 16 bilhões. São 74,6 mil matrizes distribuídas em 34 propriedades no Estado, que contam com a vantagem da disponibilidade de grãos de qualidade para a preparação de ração. A produção vem em evolução constante, com crescimento de 128% em 10 anos e aumento de 131% nos abates no mesmo período.

AveSui2021_dentro

“Nosso foco é estruturar essa cadeia produtiva no Estado, desde a produção até o abate e o processamento da carne. Hoje Mato Grosso do Sul importa leitões e estamos trabalhando para incentivar a entrada de novos produtores no setor e aumentar a produção. Entre as ações está a viabilidade de energia elétrica e recursos financeiros", explica o titular da Semagro, Jaime Verrcuk.

A fim de aumentar a disponibilidade de animais no Estado, em dezembro a Cooasgo (Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste) inaugurou a Granja Rio Verde, uma unidade multiplicadora de matrizes suínas. O empreendimento foi projetado em parceria com a Agroceres, para a produção anual de mais de 40 mil matrizes por ano.

A previsão é de ter 1,5 mil fêmeas por semana para reprodução, somando 78 mil por ano. Em funcionamento pleno, o complexo vai produzir 90 mil machos por ano para abate e gerar 42 empregos diretos e 210 indiretos. A projeção é de que a economia local tenha um incremento mensal de R$ 145 mil, além da movimentação de outros setores.

Presidente da Coasgo, Sergio Marcon explica que a granja foi projetada para atender as atuais legislações internacionais de boas práticas de produção e bem-estar animal e será responsável por uma produção anual de mais de 40 mil matrizes ao ano. “Essa será a granja mais moderna do país e irá transformar a genética da suinocultura na nossa região”.

“Estamos consolidando o projeto de expansão da suinocultura em nosso Estado. Uma boa parte das matrizes produzidas será vendida para produtores de leitão em Mato Grosso do Sul, a fim de atender a crescente demanda das indústrias do setor. Cerca de 60% será comercializado para outros Estados. Seremos exportadores de genética suína, atendendo também o mercado brasileiro”, acrescentou Jaime Verruck.

AveSui2021_dentro

Para o presidente da Asumas (Associação sul-mato-grossense de produtores de suínos), Alessandro Boigues a suinocultura em Mato Grosso do Sul se destaca exponencialmente. "Além de se consagrar como um dos setores que mais gera emprego durante a pandemia, carrega um leque de alternativas mercadológicas. Atualmente a produção do estado se concentra no mercado interno e se sustenta positivamente. Qualquer necessidade internacional que surja, pode abrir ainda mais portas para a produção, o que faz da suinocultura um setor sem freios para o desenvolvimento. Entre os motivos para os avanços está o selo de biossegurança, garantido pelos suinocultores de MS".

Presidente da Aurora fala sobre expansão da produção avícola, exportações e perspectivas para 2021
23 de Fevereiro de 2021
Live

Neivor Canton irá explicar o projeto de crescimento da avicultura da cooperativa em 20%, destacando ainda a expectativa de ampliar os embarques de frango e carne suína para a China em live às 10 horas no canal TV Gessulli

Vigor que surpreende
23 de Fevereiro de 2021
Suplementação

Vigor que surpreende

Suplementação eletrolítica com aporte energético de rápida absorção garante mais vigor aos leitões durante a fase de desmame

FCO aprova R$ 110 milhões para Cooperalfa investir em MS
24 de Fevereiro de 2021
Investimentos

FCO aprova R$ 110 milhões para Cooperalfa investir em MS

Cooperativa Agroindustrial Alfa vai instalar uma unidade de produção de leitões em Sidrolândia (MS)

Huawei investe na criação de porcos após perdas em celulares
22 de Fevereiro de 2021
Tecnologia

Huawei investe na criação de porcos após perdas em celulares

Impedida de acessar componentes vitais para a fabricação de novos aparelhos, a gigante de telecomunicações chinesa busca outras fontes de receitas.

Sanidade Suídea do IMA discute Plano Integrado de Vigilância
22 de Fevereiro de 2021
Sanidade

Sanidade Suídea do IMA discute Plano Integrado de Vigilância