Europa

Produção Sustentável na Europa: Animais mais felizes resultam em consumidores mais saudáveis

A qualidade da nossa cadeia de abastecimento alimentar está diretamente ligada ao bem-estar animal. As condições de cultivo têm impacto na saúde deles e, portanto, nos alimentos derivados que consumimos

A agricultura industrial, uma fonte de sofrimento para os animais e um perigo para a segurança alimentar
Mais de 40 milhões de toneladas de carne são produzidas todos os anos na Europa para consumo alimentar. O atual modelo industrial representa uma grande fonte de sofrimento para os animais. As condições da agricultura intensiva, de fato, tornam o gado mais sujeito a doenças.

O setor pecuário da UE consome mais antibióticos do que o setor médico humano e contribui para a disseminação da resistência antimicrobiana.

A Organização Mundial de Saúde Animal estima que a mortalidade relacionada a doenças seja responsável pela perda de pelo menos 20% dos rebanhos em todo o mundo.

Manter os animais saudáveis ??também é essencial para proteger a segurança alimentar e os meios de subsistência . Por esta razão, o bem-estar animal está entre os pontos-chave da estratégia europeia Farm to Fork .

Porcos felizes
Para entender essa abordagem, visitamos fazendas próximas a Milão, Brescia e Cremona, sócia da Fumagalli , empresa premiada que segue os mais importantes protocolos europeus de bem-estar animal como Emas, Ifs Food e Kiwa Agrifood; Graças aos elevados padrões implementados pela Fumagalli, seus animais não devem sofrer mutilação de dentes ou cauda.

“Bem-estar animal – explica Pietro Pizzagalli, gerente do setor de criação Fumagalli – significa garantir que dentro do ambiente de criação o animal possa expressar os comportamentos naturais que teria, permitindo assim que as etologias se expressem ao máximo. De comportamentos desse tipo “

Nesta fazenda em Cappella De ‘Picenardi, próximo a Cremona, os porcos vivem em granjas parcialmente abertas, têm mais espaço para se locomover e usar palha, que tem a vantagem de reduzir o estresse e a agressividade do animal. Um dos efeitos mais óbvios desse estresse é que eles mordem a cauda uns dos outros, o que pode levar a infecções; é também por esta razão que os criadores costumam cortar as caudas dos animais.

Aqui, a qualidade do ar e a temperatura são analisadas por sensores eletrônicos que, em conjunto com uma câmera, monitoram constantemente as condições ambientais. O agricultor pode consultar os dados em tempo real em seu smartphone. Pizzagalli descreve os efeitos desta inovação: “Neste local em particular montamos uma unidade de controle que foi desenvolvida com um start-up, dentro da qual podemos ir e verificar em tempo direto, portanto minuto a minuto, quais são os principais ambientais parâmetros indicadores para nós de bem-estar animal. Com este tipo de manejo tivemos uma redução muito importante na quantidade do antibiótico ”.

Porcas livres
Mudamos para uma unidade de fertilização em Nerviano, perto de Milão, onde vemos outro exemplo de práticas de bem-estar animal. Para proteger a saúde dos porcos, os funcionários usam macacões específicos e obedecem a rígidas normas de saúde. As porcas desfrutam de mais espaço e liberdade.

O gerente da fazenda, Giorgio Santi, descreve com orgulho as práticas desta empresa: “A diferença da Convenção Europeia é que a porca deve ficar 28 dias na gaiola, enquanto a gente pratica a inseminação com 36 horas na gaiola e depois a gente liberta ela, e ela é livre para ir aonde ela quiser “

Porcos protegidos
A próxima parada da nossa visita é uma maternidade suína em Ghedi, perto de Brescia. Aqui também encontramos caixas maiores do que os padrões. A porca tem à disposição palha para preparar o ninho para o parto, e os leitões contam com curral específico aquecido onde podem se esconder e se sentir protegidos.

Pizzagalli intervém: “Normalmente a porca fica confinada. Mas aqui ela tem a possibilidade de se deslocar numa área de 6,5 metros quadrados. Deste modo, comporta-se mais naturalmente com os seus leitões; quando tem de os amamentar tem uma espécie de ‘call action’ e os leitões saem do ninho e vão para a porca para serem amamentados ”.

As melhores condições de cultivo têm efeitos positivos na saúde animal, na qualidade dos alimentos derivados e reduzem a necessidade de medicamentos. Por exemplo, neste caso, a empresa reduziu o uso de antibióticos em 40 por cento.

Consumidores mais cuidadosos
O consumidor final mostra cada vez mais atenção aos padrões aplicados nas fazendas. Conforme explica Arnaldo Santi, gerente de marketing da Fumagalli, “Hoje o consumidor escolhe o produto não só pela sua bondade. Isso representa apenas 50% da atratividade do produto, os 50% restantes vêm de uma série de informações, como a origem do animal, suas condições de vida e a possibilidade de ter um sistema totalmente traçado. Tudo isso, no mercado, faz a diferença ”

Países como a Dinamarca introduziram a certificação de bem-estar animal. Até 2023, a Comissão Europeia apresentará uma proposta para alterar a legislação em vigor e harmonizar as diferentes políticas nacionais.