Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curiosidade

Produto mais fabricado pela Volkswagen em 2017 foi...uma salsicha!

Produção de salsichas Volkswagen completa 45 anos em 2018'

Produto mais fabricado pela Volkswagen em 2017 foi...uma salsicha!

.O Grupo Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo e controla marcas de prestígio mundial, como Porsche, Audi, Lamborghini e, claro, Volkswagen.

Diante dessas credenciais, você arriscaria um palpite de qual foi o produto mais fabricado pelo conglomerado em 2017? Se você pensou em Golf ou Polo, sinto lhe informar que seu palpite passou muito longe. A resposta certa é uma salsicha.

Desde 1973 é que a Volkswagen produz milhares de salsichas. Inicialmente elas eram feitas apenas para consumo dentro da fábrica de Wolfsburg, mas hoje está disponível em diversas lojas pela Alemanha. Algumas concessionárias, inclusive, entregam pacotes de salsichas de brinde para seus clientes. Tem até número de série no catálogo de peças da empresa: 199 398 500 A.

A produção se concentra em salsichas para currywurst, famoso prato servido nas ruas e restaurantes de várias cidades alemãs. A capital Berlim é uma das maiores consumidoras da saborosa iguaria, que é coberta por um molho feito com catchup, curry e especiarias.

Embutido tem até registro no catálogo de peças de reposição da empresa

No ano passado, a VW fez 6,8 milhões de salsichas — mais do que os quase 6 milhões de veículos fabricados pelo grupo no mundo inteiro. E olha que o resultado já foi melhor: o recorde é de 2015, quando 7,2 milhões de embutidos foram produzidos pela empresa.

As salsichas — que tem um sabor doce e levemente apimentado — são feitas com carne de porco dentro de um açougue na fábrica de Wolfsburg três vezes por semana. “Nossa currywurst tem um percentual de gordura de apenas 20%, muito abaixo dos 35% da maioria”, afirmou Franco Lo Presti, responsável por supervisionar a produção de salsichas desde 1979.

Tanta tradição, porém, foi quebrada em nome dos novos tempos: a Volkswagen também fabrica salsichas vegetarianas para agradar quem não come carne.

Se você ficou com vontade de experimentar a currywurst feita pela VW e não mora na Alemanha, resta torcer para ser convidado a um dos poucos eventos da VW em que a iguaria é servida. Isso porque a fabricante serve apenas salsichas “Made in Wolfsburg”, mesmo que seja preciso importar toneladas do embutido para qualquer lugar do mundo. Tudo em nome da qualidade.