Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Presos em bloqueios

Produtores dizem que animais estão há 50 horas sem comer

Segundo entidade, diferente da promessa feita pelas lideranças dos caminhoneiros, ainda não houve a liberação das cargas vivas

Produtores dizem que animais estão há 50 horas sem comer

A paralisação dos caminhoneiros autônomos chegou quarto dia nesta quinta-feira (24) e produtores afirmam que existem cargas presas nos bloqueios com animais com mais de 50 horas sem alimentação. A informação foi confirmada por meio de nota enviada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Segundo a entidade, diferente da promessa feita pelas lideranças dos caminhoneiros, ainda não houve a liberação das cargas vivas em vários pontos de parada do movimento de greve nas estradas.

Também está travada em vários pontos a circulação de caminhões de ração, que levariam alimentos para os criatórios espalhados por pequenas propriedades dos polos de produção. “A situação nas granjas produtoras é gravíssima, com falta de insumos e risco iminente de fome para os animais”, afirma a ABPA.

A  cadeia produtiva da avicultura e da suinocultura do país iniciou esta quinta-feira com 120 plantas frigoríficas paradas – produtoras de carne de frango, perus, suínos e outros.  Mais de 175 mil trabalhadores estão com atividades suspensas em todo o país.

Os danos ao sistema produtivo são graves, avalia a associação, e demandarão semanas até que se restabeleça o ritmo normal em algumas unidades produtoras.