Alltech SI
Inovação

Programa de inovação busca startups para soluções no mercado alimentício

O objetivo do edital lançado pela Alegra Foods é buscar soluções tecnológicas para a indústria de alimentos

Redação, com informações Alegra
03-Jun-2022 08:42

A indústria de alimentos Alegra abriu as inscrições para o Edital Alegra, com foco em startups que mostrem, por meio de soluções criativas e inovadoras, como fazer a diferença no alimento, seja na produção, distribuição ou no consumo. O programa é desenvolvido pela Digital Agro, em parceria com a Unium e Inbix Ventures. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 26 de junho.

Atuação - Com seis anos de atuação, a Alegra reúne mais de 1.700 colaboradores diretos, produzindo 97 mil toneladas de carne suína que compõem 12 linhas de produtos. O objetivo do edital é buscar soluções tecnológicas para a indústria. “Queremos inserir na nossa organização a inovação. Nós temos algumas iniciativas, mas ainda não são estruturadas. Nossa expectativa é agregar e inovar ainda mais na cadeia de produção de alimentos", conta Cracios Clinton Consul, head de marketing da Alegra.

Foco - Com foco em agregar mais conhecimento para todos os processos da empresa, o Alegra Coonecta é dividido em três principais temas: ESG (Environmental, social, and corporate governance), que busca tecnologias e ferramentas digitais para trazer melhorias nos âmbitos sociais, ambientais e de governança; novos produtos ou processos, trazendo melhorias na industrialização, ingredientes e qualidade desses produtos; e, por fim, a experiência do consumidor, pensando na jornada de produção dos alimentos. Para isso, a indústria firmou parceria com a Inbix Ventures, que possui metodologia própria para ajudar na seleção das startups. “Com o edital, esperamos selecionar empresas inovadoras, com propósito bem definido, engajamento e, principalmente, que possuam sinergia com a Alegra”, comenta Luciano Döll, CEO e co-founder da Inbix Ventures.

Apresentação - Serão dez startups pré-selecionadas, que irão apresentar o pitch na Digital Agro, no dia 14 de julho, em Curitiba. Apenas quatro passam para a segunda fase, quando terão a oportunidade de conhecer a fábrica da Alegra, aplicando a sua tecnologia e modelo de negócio. As startups selecionadas poderão validar sua proposta de valor com uma das maiores indústrias de alimentos do país. Dentre os benefícios oferecidos pelo programa estão a possibilidade de acesso ao fundo de investimento e novos negócios Unium, marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e potencial parceria com as cooperativas da marca, além de poder realizar POCs nas indústrias. Para Auke Dijkstra Neto, representante da Unium, o projeto é transformador. “Ficamos muito felizes com a parceria. Novas ideias e olhares diferentes são muito importantes para a empresa e, claro, para o nosso consumidor.”

Mais informações e inscrições - Para saber mais sobre o edital e fazer a inscrição é só acessar o site: alegracoonecta.digitalagro.com.br/.

Sobre a Alegra - Criada em 2015, a indústria de alimentos Alegra, localizada em Castro (PR), é fruto da união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium. Hoje, a empresa emprega mais de 1.700 colaboradores diretos e beneficia cerca de 5 mil famílias dos Campos Gerais. Ao todo 12 linhas compõem o portfólio de produtos além dos cortes disponíveis para exportação.

Sobre a Unium - Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos nos quais as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas são reconhecidas pela excelência de seus produtos. Entre elas estão: Alegra (carne suína), Colaso, Colônia Holandesa e Naturale (lácteos) e Herança Holandesa (farinha de trigo). Todas as indústrias da Unium cumprem elevados padrões de exigência e são certificadas pelas principais instituições nacionais e internacionais de controle de qualidade.

Sobre a Inbix Ventures - A Inbix Ventures é uma empresa de sociedade anônima fechada, caracterizada como um Venture Capital independente com Aceleradora de startups focada em desenvolver negócios reais e de impacto. A Inbix seleciona, investe e acelera startups, e também atua em projetos relacionados à educação inovadora/empreendedora, inovação aberta e Corporate Venture Capital (CVC). (Assessoria de Imprensa da Alegra)