Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Programa Globo Rural mostra soluções para o tratamento de dejetos

O programa, exibido pela Rede Globo no último domingo (28/10), apresentou o sistema de cama sobreposta na suinocultura como uma alternativa para reduzir a poluição ao meio ambiente.

Redação SI 31/10/2001 – O programa Globo Rural deste último domingo (28/10) apresentou uma reportagem especial sobre a criação de suínos e o seu impacto ao meio ambinte. Orientada pela Embrapa Suínos e Aves, a equipe de reportagem visitou granjas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul para mostrar as alternativas de sistema para o tratamento dos dejetos e a importância de se preservar o meio ambiente nos dias de hoje. O destaque da reportagem foi para o sistema de cama na suinocultura, apontanda pelos especislistas e suinocultures como a alternativa mais econômica e eficiente. Confira o trecho de uma das entrevistas do programa:

”Algumas granjas da região Oeste de Santa Catarina já resolveram de vez o grave problema dos dejetos nas suas criações. A solução encontrada é o uso de cama de matéria orgânica para forrar o chão dos galpões. O material pode ser serragem, casca de arroz, palha de trigo, bagaço de cana, sabugo de milho, ou qualquer outra matéria orgânica disponível.

Essa granja, por exemplo, no município de Chapecó, engorda 300 suínos usando uma camada de 50 centímetros de serragem no piso do galpão. A experiência é feita em parceria com a empresa integradora, o produtor e a Embrapa de suínos e aves. A diferença fundamental desse sistema é que não existe lagoa para armazenar os dejetos, por uma razão muito simples, o sistema não produz dejetos líquidos, como explica o doutor Paulo Armando, pesquisador da Embrapa.

“Normalmente, esse sistema tem capacidade para evaporar 90% a 100% da água. Não interfere em nada na camada de ozônio. Esse é um sistema altamente ecológico. Com relação a comedouro e bebedouro, o investimento é o mesmo das convencionais. É o resultado: nós conseguimos reduzir praticamente em 25% do custo total se comparado ao modo convencional. É só um barracão aberto sem divisórias, o piso é um chão batido. Nós temos que fazer uma boa drenagem do chão, o ambiente tem que ter uma boa ventilação”.

Para um os donos da criação, Nelson Riva, a principal vantagem é a diminuição da poluição e também da mão de obra. No sistema convencional, ele tem que esvaziar o tanque de dejetos toda semana e só vai tirar a cama depois de engordar o quarto lote, daqui a um ano.

No local, pode-se observar um aspecto interessante do comportamento dos suíno. Eles escolhem uma área para servir de banheiro e preservam uma faixa seca para uso comum. Quando essa área fica muito embarrada, pode-se trocá-lá por matéria orgânica nova. Esse material é um composto orgânico. Produto muito valioso para as lavouras e hortas que cercam as granjas dessa região.”