Agroceres Multimix SI
Cooperativa

Projeto na Castrolanda busca atingir marca de zero acidente de trabalho até 2025

27-Out-2021 08:49

A Castrolanda lançou, na última segunda-feira, 25, o projeto Preservando Vidas com Você. A proposta norteará a cooperativa a um objetivo desafiador no ambiente operacional: atingir a marca de zero acidente de trabalho até o ano de 2025. O projeto foi lançado em meio à programação da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sipat).

A metodologia do programa de segurança passa por abordagens que integram pessoas, processos e tecnologias para alcançar a chamada Excelência em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), que é a condição de zero acidente de trabalho.

Para isso serão trabalhos cinco pilares. O primeiro deles é a própria Gestão do SSMA, onde todos poderão demonstrar apoio ao processo de construção da cultura de segurança no trabalho. Outro pilar é o Desenvolvimento de Lideranças, que serão preparadas para assumir o protagonismo nas ações.

A Gestão de Riscos também é outro fator importante. A cooperativa irá mapear as eventuais ameaças, entender como elas ocorrem e controlá-las por meio de ferramentas e ações específicas. Neste processo também será trabalhada a Administração de Desvios, que construirá um sistema de percepção, tratamento e bloqueio de desvios em condutas que possam aumentar a probabilidade de acidentes. Por fim, a proposta ainda traz a ideia de Disciplina Operacional, com operações laborais conduzidas de forma segura, consistente e sólida.

Gerente Executivo de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Castrolanda, Adriana Dalla Nora acredita que o sucesso deste projeto deve passar obrigatoriamente pelo sentimento de protagonismo de cada colaborador. “Para que o objetivo coletivo de zero acidente seja alcançado, é necessário começarmos pelas ações individuais. Podemos ter os melhores técnicos, equipamentos, estruturas, mas é fundamental que cada um faça a sua parte para conseguirmos chegar ao objetivo”, avalia.

A proposta conta com um calendário detalhado que estabelece etapas de desenvolvimento do projeto ano a ano, até a consolidação final do ecossistema de SSMA em 2025. De acordo com o Diretor Executivo da Castrolanda, Seung Lee, a lógica do projeto é trabalhar com ações mais educativas, ao invés das punitivas.

“Vamos reduzir drasticamente o número de acidente se todos nós tivermos foco e disciplina. Esse é um trabalho de todo mundo, e não só da gestão. O projeto é para garantir que todos os dias nós sejamos lembrados da importância de garantirmos a segurança dos nossos colaboradores, e não somente em ações isoladas de conscientização”, afirma.