Revista Online

Prudência no uso dos antimicrobianos na produção

Está no ar a edição 295 da revista Suinocultura Industrial

Prudência no uso dos antimicrobianos na produção

Os antimicrobianos são ferramentas essenciais ao combate de agentes patogênicos, seja em saúde humana ou animal. Nos últimos anos, cresceu a preocupação em preservar as principais moléculas antimicrobianas. O uso contínuo e desenfreado destes medicamentos leva a um processo natural de seleção de patógenos multirresistentes, podendo ocasionar em graves consequências em saúde pública ou em sistemas de produção intensiva de animais.

No caso de criações como a de suínos e aves, o uso dos antimicrobianos como aditivos melhoradores de desempenho vem sendo cada vez mais restritos. Algumas moléculas com importância para a saúde humana chegaram a ser proibidas para uso animal. Este tipo de medida exige da indústria e dos produtores uma readequação de suas produções, com melhorias em ações preventivas e de biosseguridade, assim como adoção de alternativas viáveis ao uso dos antimicrobianos como aditivos.

Ocorre que não é simplesmente substituir um produto por outro na ração. Esta é uma questão multifatorial e exibe uma nova forma de pensar. É mais do que necessário a adoção de um conceito atrelado ao que poderíamos chamar de “promoção da saúde”. Um conceito amplo e centrado no objetivo de se reduzir os desafios dos animais por patógenos, ao mesmo tempo em que se implementa medidas que auxiliem este animal a ter um custo metabólico menor quando desafiado.

Não é algo simples, porque envolve algumas transformações na rotina da granja, mas principalmente na forma como a produção é pensada. Neste cenário, ganha força também, e se torna cada vez mais urgente, a adoção do conceito “One Health”, ou Saúde Única, pelos organismos de saúde humana e animal, assim como pelas empresas da cadeia produtiva de suínos e aves. O conceito é centrado na inter-relação existente entre saúde humana-animal-ecossistema, e a adoção de políticas públicas coordenadas e de forma conjunta nestas três áreas.

Boa parte das enfermidades surgidas nos últimos anos tem origem zoonótica. Uma situação que sempre existiu, mas se agudizou com a destruição de importantes ecossistemas, densidades cada vez maiores de animais domésticos e proximidade com animais silvestres, que veem seu habitat natural desaparecer. É importante que o “One Health” – e tudo que o permeia – esteja cada vez mais na pauta do setor produtivo. Estará assim se preparando para o que será o futuro nas questões sanitárias, seja animal ou humana.

Humberto Luis Marques

Editor Suinocultura Industrial