Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Qualidade e tratamento da água devem ter atenção antes e depois do uso nas propriedades

Tanto a água oferecida aos animais quanto a utilizada na higiene das granjas devem ter tratamento adequado, garantindo sanidade e biosseguridade ao plantel. Após uso, um novo processo de tratamento é fundamental para o retorno dessa água ao ambiente

Qualidade e tratamento da água devem ter atenção antes e depois do uso nas propriedades

A água pode ser considerada como um dos insumos mais importantes para a produção de suínos. Sem ela, em quantidade e qualidade adequadas, não há como produzir bem. Inclusive, já está provado há muito tempo que não se pode pensar em uma produção sustentável sem a aplicação de uma boa gestão da água dentro dos sistemas de criação animal.

A médica veterinária Ana Paula Porto, gerente de Projetos Técnicos da MS Schippers, conta que a água muitas vezes é negligenciada, principalmente em desafios sanitários, dentro dos sistemas produtivos. “Quando conhecemos as propriedades físico-químicas e microbiológicas da água fornecida aos animais, conseguimos direcionar os tratamentos e reduzir o impacto econômico nos índices zootécnicos, bem como o desperdício devido à vazão excessiva e formação de biofilme nas tubulações”, destaca a especialista.

Confira a matéria completa na edição 301 da Revista Suinocultura Industrial