Comentário

Rebanho suíno da China continua em declínio

Por Jim Long, Presidente - CEO Genesus Inc.

Rebanho suíno da China continua em declínio

Na semana passada, o Ministério da Agricultura da China anunciou que o plantel de suínos em julho havia encolhido 32,2% e o plantel de matrizes havia diminuído 31,9% em relação a julho do ano passado. A China teve seu primeiro caso oficial da Peste Suína Africana em agosto do ano passado.

A Statista estima que houve 781 milhões de suínos em todo o mundo em março de 2018.

China 440,6 milhões
União Européia 150,26 milhões
Estados Unidos  73,15 milhões
Brasil 38,83 milhões
Rússia 22,94 milhões
Canadá 14,17 milhões
Coreia do Sul 11,27 milhões
México 10,41 milhões
Japão 9,28 milhões

Se usarmos o inventário da China de 440,6 milhões em 2018, numero anterior a agosto passado, a peste  suína africana e o número divulgado pelo governo chinês de 32,2%, calculamos uma queda de 140 milhões de suínos no estoque da China em comparação com um ano atrás. Esse declínio é quase igual a todos os suínos na Europa ou o dobro do plantel dos EUA. Suspeitamos que a estimativa do governo chinês de declínio de 32,2% possa ser conservadora. Todos os observadores com os quais estamos em contato na China suspeitam que esteja na faixa de 50%.

É de notar que o plantel de Fevereiro do Ministério da Agricultura da China indicou um decréscimo de 17% em relação ao ano anterior. Para colocar em perspectiva o rebanho da China diminuiu outros 15% ou cerca de 60 milhões de cabeças nos últimos 5 meses. Uma média de mais de 10 milhões por mês. Suspeitamos que essa taxa de declínio ainda não diminuiu. Os EUA comercializaram, no acumulado do ano, 2,5 milhões a mais de suínos em comparação ao ano passado. Isso é uma ninharia em comparação com o declínio maciço no rebanho e no ano de comercialização da China até o momento.

Preço na China Dólares americanos convertidos em peso vivo
8 de agosto de 2018 13,25 CNY / kg 85 ¢ lb.
30 de janeiro de 2019 12,23 CNY / kg  78 ¢ lb.
29 de maio de 2019  14,96 CNY / kg 96 ¢ lb.
3 de julho de 2019 16,77 CNY / kg US $ 1,08 lb.
16 de agosto de 2019 23,49 CNY / kg US $ 1,52 lb.

Não é preciso  um cientista de foguetes para ver a trajetória do preço do porco na China. Quando voltamos da China em meados de maio, notamos que os produtores chineses que conhecemos previam preços reais em agosto. O raciocínio foi – Os números de suínos diminuiriam acentuadamente como resultado da enorme liquidação de rebanho de matrizes de dezembro a março, e a liquidação que estava em andamento do estoque de carne de porco congelada. A maioria havia previsto esta faixa de preço de 23-24 CNY kg ou US $ 1,50 por libra. Previsão muito precisa considerando em maio os preços foram de 14,96 CNY / kg ou 96 ¢ lb. Especulação naquela época de chineses com quem nos encontramos foi quando Hogs atingiu 23- 24 CNY / kg (que são níveis recordes de preço na China), haveria uma enorme pressão sobre o governo chinês para aumentar a carne suína e outras importações de carne para manter os preços dos alimentos baixos. Nós estamos lá, Agora vemos se as importações aceleram. Vamos prever que haverá um grande aumento nas importações.

Na semana passada, o preço mais alto na China foi Guangxi em 29 CNY / kg ou US $ 1,86 em peso vivo por libra-peso.
O preço do suíno alimentador na China é de 47 CNY / kg ou US $ 3,03 por libra-peso. Um porco alimentador de 45 libras é de US $ 136.
Algumas estimativas na China para levantar um suíno de mercado de 115 kg (253 lb) em uma fazenda para terminar o sistema custam 1200 CNY (US $ 170). No preço atual do suíno 23,49 CNY / kg (US $ 1,52 lb), um porco de 115 kg (253 lb) traria 2700 CNY. A margem de lucro neste cálculo é de 1500 CNY por cabeça (US $ 212). A realidade é que se você perdeu metade dos seus suínos, ainda está ganhando dinheiro, então as grandes corporações suínas podem seguir adiante. O verdadeiro desafio são os milhares de agricultores que não têm suínos devido a questões relacionadas com a PSA. É difícil acreditar que muitos desses agricultores individuais voltarão aos negócios de suínos.

Mercado Americano

O mercado de suínos dos EUA, temos dificuldade em entender. O Lean Hog ??Futures está em declínio diante das enormes importações de carne suína de todo o mundo. A China precisará segurar a inflação dos alimentos e alimentar essas pessoas não faz sentido para nós.

Na semana passada, foi anunciado que a China encomendou 10 milhões de toneladas de carne suína dos EUA. O comércio está em andamento. Há mais 100 milhões de toneladas, mais já em ordem de carne suína. A China não vai precisar de soja ou canola para porcos que não existem, mas a carne de porco é algo que é definitivamente uma necessidade.

O tempo dirá, mas o declínio maciço do fornecimento de carne suína na China é real. Como citamos em agosto passado, um veterinário estrangeiro que faz negócios na China logo após a PSA afirmou  “Vamos descobrir se o resto do mundo tem comida suficiente para alimentar a China”.