Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rebanho suíno holandês está menor

As altas temperaturas do último verão europeu afetou a fertilidade das matrizes suínas produzidas na Europa. Isto significa que os países produtores terão menos animais para o abate.

Redação SI 24/03/2004 – 08h36 – O rebanho suíno holandês vem diminuindo de tamanho nos últimos tempos. Em dezembro de 2003, a Holanda registrava um total de 10,8 milhões de suínos, cerca de 3,5% a menos do total registrado no mesmo período de 2002. Contudo, mesmo diante dessa diminuição, a produção suinícola para o mercado interno holandês, no ano de 2004, irá manterse estável em relação à produção de 2003. A redução do rebanho terá impacto, pincipalmente, nas exportações holandesas de suínos e de leitões abatidos.

A situação ainda tende a se tornar mais crítica não só para os suinocultores holandeses como para toda a suinocultura da Europa, por conta das altas temperaturas registradas no verão de 2003. A tendência é de que ocorra uma redução ainda maior no número de animais a partir do segundo semestre deste ano, principalmente na França, na Itália e na Bélgica.

Segundo o Dutch Meat Bord, a forte onda de calor que atingiu os países europeus no último verão, acarretou problemas de fertilidade nas matrizes suínas, o que significa que o continente terá menos suínos para o abate este ano. Além disso, outros fatores como as epidemia de influenza aviária (na Ásia) e da vaca louca (nos EUA e no Canadá), certamente farão com que os preços dos suínos aumentem em toda a Europa.