AveSui2021
Peste Suína Africana AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Suíno Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Colombia

Reforma tributária colombiana: suinocultores dizem que isso os coloca em xeque

Segundo o sindicato, essa política acarretaria em retrocessos na formalização e no crescimento que o setor tem alcançado nos últimos anos.
 

Redação
26-Mar-2021 10:18

AAssociação Colombiana de Produtores de Carne Suína, Porkcolombia, alertou sobre os riscos que teria para a produção de carne suína e a alimentação dos colombianos, a aplicação de alguns ajustes ao  regime tributário que estariam incluídos na reforma tributária que o governo apresentará ao Congresso da República nos próximos dias.   

“Embora até o momento não conheçamos o texto do projeto de reforma tributária, confiamos no anúncio feito pelo presidente Iván Duque, no sentido de não cobrar IVA sobre carnes, ovos e leite , hoje bens isentos”, explicou o presidente executivo da Porkcolombia, Jeffrey Fajardo. 

Da mesma forma, ele destacou que: “esperamos que isso não implique passar esses produtos de isentos para excluídos do imposto , ou pior ainda, que os bens que atualmente estão isentos fossem excluídos do imposto e que o ICMS das matérias-primas ser mantida ou mesmo aumentada, o que comprometeria a viabilidade da suinocultura e a segurança alimentar dos colombianos ”.   

Nesse sentido, o sindicato chamou a atenção para a possibilidade de perder a condição de bem isento, ou seja, que a carne suína passe a ser um bem excluído e os produtores não possam recuperar o ICMS pago no processo produtivo (alimentação balanceada tributada a 5% e demais insumos tributados em 5 e 19%). Ou, ainda mais, que a carne suína, hoje isenta (IVA 0%), seja excluída do IVA e acrescido o IVA pago sobre os insumos de produção, visto que, desta forma, aquele IVA pago passaria a ser um custo que seria transferido para o consumidor tornando sua cesta de alimentos mais cara.  

Fajardo concluiu afirmando que “uma política neste sentido implicaria em retrocessos no trabalho de modernização, formalização e crescimento que um setor com mais de 10.000 suinocultores tem conseguido nos últimos anos , que gera cerca de 150.000 empregos diretos, sem falar o impacto que teria diante das famílias colombianas, que ainda não se recuperaram do golpe da pandemia em seus bolsos ”.

Assuntos do Momento

Nutrição de precisão é um novo caminho para a suinocultura
14 de Abril de 2021
Seminário tecnico

Nutrição de precisão é um novo caminho para a suinocultura

Ines Adretta, Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, debateu o tema durante o Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Peste suína e ração de trigo são ameaça para demanda por farelo de soja na China
16 de Abril de 2021
Insumos

Peste suína e ração de trigo são ameaça para demanda por farelo de soja na China

País deve utilizar até 40 milhões de toneladas de trigo para ração na safra 2020/21

Disponible en español Disponible en español
Exportações de carne suína dos EUA caem
15 de Abril de 2021
Comercio internacional

Exportações de carne suína dos EUA caem

No primeiro bimestre do ano, um caso específico é o do México, país que manteve tendência de queda nas importações de carne suína dos Estados Unidos, apresentando contrações em volume e valor.

Disponible en español Disponible en español
Futuro das exportações argentinas está no Sudeste Asiático
15 de Abril de 2021
Mercado Externo

Futuro das exportações argentinas está no Sudeste Asiático

Economista argumentou que é a região do mundo que está aumentando o poder de compra e na qual há uma demanda crescente por produtos suínos.
 

AveSui Online 2021 - Robótica na Produção de Suínos: Case Brasil
13 de Abril de 2021
Tecnologia

AveSui Online 2021 - Robótica na Produção de Suínos: Case Brasil

Giovani Molin apresenta case de aplicação de Robô Alimentador de Suínos

Brasil atua para evitar a Peste Suína Africana e erradicar a PSC no país
16 de Abril de 2021
Saúde Animal

Brasil atua para evitar a Peste Suína Africana e erradicar a PSC no país

Livre de PSA há quatro décadas, o país vem adotando medidas preventivas para evitar um eventual carreamento do vírus ao território brasileiro. Ao mesmo tempo, tem implementado ações visando a erradicação completa da Peste Suína Clássica

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade