Rainha da Paz
Colombia

Reforma tributária colombiana: suinocultores dizem que isso os coloca em xeque

Segundo o sindicato, essa política acarretaria em retrocessos na formalização e no crescimento que o setor tem alcançado nos últimos anos.

26-Mar-2021 10:18

AAssociação Colombiana de Produtores de Carne Suína, Porkcolombia, alertou sobre os riscos que teria para a produção de carne suína e a alimentação dos colombianos, a aplicação de alguns ajustes ao  regime tributário que estariam incluídos na reforma tributária que o governo apresentará ao Congresso da República nos próximos dias.

“Embora até o momento não conheçamos o texto do projeto de reforma tributária, confiamos no anúncio feito pelo presidente Iván Duque, no sentido de não cobrar IVA sobre carnes, ovos e leite , hoje bens isentos”, explicou o presidente executivo da Porkcolombia, Jeffrey Fajardo.

Da mesma forma, ele destacou que: “esperamos que isso não implique passar esses produtos de isentos para excluídos do imposto , ou pior ainda, que os bens que atualmente estão isentos fossem excluídos do imposto e que o ICMS das matérias-primas ser mantida ou mesmo aumentada, o que comprometeria a viabilidade da suinocultura e a segurança alimentar dos colombianos ”.

Nesse sentido, o sindicato chamou a atenção para a possibilidade de perder a condição de bem isento, ou seja, que a carne suína passe a ser um bem excluído e os produtores não possam recuperar o ICMS pago no processo produtivo (alimentação balanceada tributada a 5% e demais insumos tributados em 5 e 19%). Ou, ainda mais, que a carne suína, hoje isenta (IVA 0%), seja excluída do IVA e acrescido o IVA pago sobre os insumos de produção, visto que, desta forma, aquele IVA pago passaria a ser um custo que seria transferido para o consumidor tornando sua cesta de alimentos mais cara.

Fajardo concluiu afirmando que “uma política neste sentido implicaria em retrocessos no trabalho de modernização, formalização e crescimento que um setor com mais de 10.000 suinocultores tem conseguido nos últimos anos , que gera cerca de 150.000 empregos diretos, sem falar o impacto que teria diante das famílias colombianas, que ainda não se recuperaram do golpe da pandemia em seus bolsos ”.

11 de Maio de 2021

Produção de suínos na China deve crescer 19% em 2021

Segundo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China (MARA), a expansão agressiva da capacidade de fazendas de grande escala em 2020 gerou um aumento estimado no abate de suínos para a China

Novos recursos na economia beneficiam o consumo de suínos