Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo técnico

Regulamentação e segurança de uso de aditivos alimentares para produtos cárneos - Parte 1

Artigo técnico de Jussara C. M. Della Torre; Maristela Satou Martins e Viviane Rodrigues Ferraccioli para Revista Suinocultura Industrial edição 298. Confira na íntegra.

Regulamentação e segurança de uso de aditivos alimentares para produtos cárneos - Parte 1

Nos últimos anos, com o desenvolvimento científico e tecnológico mundial, houve um aumento significativo na oferta de alimentos processados prontos ou semiprontos, que pela praticidade de consumo e maior tempo de vida útil, atendem a demanda de grande parte da população. Com os avanços tecnológicos das indústrias alimentícias, os aditivos de diferentes níveis de segurança tiveram também o seu uso ampliado, sendo necessárias atualizações das regulamentações de uso de aditivos alimentares nos países.

No Brasil, de acordo com Portaria SVS/MS nº 540/1997, os aditivos alimentares são ingredientes adicionados intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento. O uso de aditivos deve obedecer aos princípios fundamentais referentes ao seu emprego segundo a Portaria SVS/MS nº 540/1997.

 

Leia o artigo na íntegra na Revista Suinocultura Industrial – Edição 298