Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo Técnico

Regulamentação e segurança de uso de aditivos alimentares para produtos cárneos - Parte 3

Os aditivos alimentares são ingredientes adicionados intencionalmente aos alimentos com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais durante os processos fabris

Regulamentação e segurança de uso de aditivos alimentares para produtos cárneos - Parte 3

Por Maristela Satou Martins; Jussara C.M. Della Torre; Viviane Rodrigues Ferraccioli

Desde a antiguidade, as sustâncias químicas têm sido adicionadas aos alimentos para exercerem funções diversas. Os alimentos in natura se deterioram rapidamente e para que estes se conservem por mais tempo, são utilizadas diferentes técnicas de processamento e uma grande variedade de aditivos alimentares. Os aditivos apresentam várias funções, entre as principais: garantir a segurança microbiológica, conservar e aumentar a disponibilidade de produtos sazonais, manter ou conferir o odor, sabor, cor e textura característicos. O aditivo deve ser comprovadamente seguro à saúde do consumidor, não prejudicar o valor nutritivo do alimento e ser tecnologicamente necessário.

No Brasil, a Resolução ANVISA RDC nº 272/2019 (BRASIL, 2019) dispõe sobre os aditivos alimentares para uso em carnes e produtos cárneos, suas respectivas funções, limites máximos no produto pronto para o consumo e condições de uso. Esta regulamentação autorizou o emprego de 13 classes funcionais. 

Confira o conteúdo completo na Edição 300 da Revista Suinocultura Industrial