Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Europa

Reino Unido em situação de vulnerabilidade ante propagação de peste suína africana

Os suinocultores estão em alerta após a recente confirmação de casos de PSA em uma fazenda perto da fronteira germano-holandesa

Reino Unido em situação de vulnerabilidade ante propagação de peste suína africana

A British Meat Processors Association pediu verificações pontuais de alimentos e viajantes que entram no país, alertando que a falta de controle de fronteira sobre as importações da UE deixou os rebanhos de suínos do Reino Unido vulneráveis ??a um surto de peste suína africana.

Os suinocultores britânicos estão em estado de alerta após a recente confirmação de casos em uma fazenda perto da fronteira germano-holandesa, centenas de km a oeste de casos relatados anteriormente entre javalis no leste do país e as dezenas de casos na natureza e em fazendas de países como Polônia, Romênia e Eslováquia.

Já lutando desde o final do ano passado com custos crescentes de insumos, escassez de mão de obra e flutuações de preços, os suinocultores “seriam duramente atingidos” se a PSA chegasse ao Reino Unido, alertou a BMPA.

O órgão de comércio disse que o governo deveria realizar verificações pontuais depois que mais casos do vírus foram relatados no oeste da Alemanha.

O CEO, Nick Allen, disse que o governo deve “tornar os viajantes mais conscientes dos riscos de trazer alimentos proibidos para o Reino Unido”, bem como “encorajá-los a descartar esses produtos de forma responsável antes da entrada”. Verificações pontuais em viajantes que entram no Reino Unido devem ser aplicadas, acrescentou Allen.

A Associação Nacional de Suínos também alertou os agricultores para serem “vigilantes” após o aparecimento do vírus perto da fronteira germano-holandesa, que o Defra disse servir como “um lembrete importante da capacidade da PSA de se espalhar a longas distâncias a um território anteriormente região não afetada, muitas vezes através de rotas mediadas por humanos”.

Zoe Davies, CEO da NPA, disse que os viajantes que transportam alimentos para o Reino Unido podem ser os canais mais prováveis ??para o vírus, enquanto a Defra disse na semana passada que o risco de pessoas trazerem alimentos para o país era “alto”. 

Aviso de ‘milhões em comércio perdido’

Se a doença for confirmada no Reino Unido, provavelmente provocaria “uma proibição imediata das exportações de carne suína do Reino Unido para alguns de nossos maiores parceiros comerciais internacionais, incluindo a China”, alertou a BMPA, levando a “uma queda significativa nas exportações de carne e custos de milhões em comércio perdido”.

Vários surtos recentes de peste suína custaram em grande parte à Alemanha seu já lucrativo mercado de carne suína na China, que desde então substituiu amplamente a carne suína importada por suprimentos de origem doméstica – uma virada de mercado que contribuiu para um “alto recorde” em junho nos preços da carne, relatado na semana passada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

O setor de ovos do Reino Unido foi duramente atingido pela gripe aviária, que resultou no abate generalizado e na remoção temporária de ovos caipiras das prateleiras dos supermercados.

Verificações de mercadorias adiadas

As preocupações com a peste suína surgem depois que o governo adiou recentemente, pela quarta vez, a imposição programada de verificações de mercadorias da UE, que deveriam entrar após o Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido pós-Brexit.

Alguns na indústria de alimentos saudaram o adiamento, que o governo justificou com o argumento de que a imposição de verificações aumentaria os custos da indústria e, por sua vez, a inflação dos alimentos.

No entanto, outros acusaram o governo de semear confusão e forçar gastos desnecessários aos importadores e transportadores, que estavam se preparando para o início das verificações.

Apesar do adiamento, alguns importadores de frutas e legumes pediram ao governo que reduzisse ainda mais a burocracia para os importadores. Mas outros ainda, como a indústria avícola britânica, querem que o governo imponha verificações sobre produtos provenientes da UE e argumentam que sua ausência dá aos rivais da UE uma vantagem competitiva devido aos alimentos do Reino Unido enfrentando verificações na entrada no bloco.