Saúde Animal

Relatório internacional propõe definir quantidade máxima admissível para o uso de antibióticos

Estudo contratado pelo governo britânico propõe que padrão poderia ser menos de 50 miligramas de antibiótico por quilograma de produção

De acordo com informações da colunista Maryn McKenna, da National Geographic, a comunidade internacional precisa estabelecer metas rígidas para o uso de antibióticos na agricultura e deve atuar o mais rápido possível para reduzir o uso dessas substâncias. A afirmação foi feita após análises de um estudo contratado pelo governo britânico em Londres.

O Review on Antimicrobial Resistance, vem estudando como corrigir o uso excessivo de antibióticos e a resistência por mais de um ano – uma vez que liberou a incrível estimativa de que bactérias resistentes matarão 10 milhões de pessoas por ano até 2050. De acordo com o relatório não há qualquer dúvida de que o uso indevido de antibióticos por parte das fazendas contribui para a carga global de resistência.

Para remediar isso, o grupo de estudo faz uma nova proposta. Em vez de se concentrar em categorias de uso de antibióticos – caminho seguido pela Europa e os Estados Unidos, que colocaram controles nas micro doses diárias chamadas promotoras de crescimento – recomenda concentrar-se em quantidades. Assim, a proposta sugere que a comunidade internacional concorde com uma quantidade máxima admissível de uso de antibiótico agrícola, permitindo que as nações decidam a melhor forma de atendê-la, desde que atendam dentro de 10 anos.

O estudo também propõe que o padrão poderia ser menos de 50 miligramas de antibiótico por quilograma de produção – sobre o que agora é usado na Dinamarca, um país que opera a agricultura intensiva com uso mínimo de antibióticos.

Ao mesmo tempo, o Review chama a atenção para qual antibióticos são permitidos na agricultura e recomenda que as nações criem um acordo internacional sobre qual os medicamentos cruciais do último recurso devem ser reservados para uso médico humano. O perigo de usar antibióticos na agricultura, no que se refere à sua escassez, foi sublinhado nas últimas semanas, quando os pesquisadores descobriram que a resistência à colistina, um antibiótico de última geração preservado da década de 1950, está se desenvolvendo em porcos, carne de frango, em humanos pacientes na China e na Europa.

A abordagem baseada em metas se assemelha aos limites nacionais de emissão que estão em discussão em Paris nesta semana nas negociações internacionais do clima. Lord Jim O’Neill, presidente da Review e ex-economista chefe da Goldman Sachs, disse em uma entrevista que o momento do novo relatório era acidental, mas que o grupo tinha em mente as disputas entre nações ricas e em desenvolvimento que negociaram acordos para diminuir o aquecimento global. “O que realmente dizemos é que apenas proibir o uso para a promoção do crescimento é um pouco complicado”, disse ele por telefone. “Se você tem um limite global e para cada país, ele, em essência, permite que eles mudem sua abordagem, dependendo do que sua própria percepção”.

Evitar proibições por categoria, disse ele, encorajaria o controle de antibióticos agrícolas, mesmo em países que não desenvolveram seu setor agrícola o suficiente para o uso abusivo. Ao mesmo tempo, impediria os países do mundo desenvolvido com uma grande quantidade de agricultura intensiva e antibiótica de executar uma esquiva que os defensores alertaram sobre redefinir os promotores de crescimento banidos para outra categoria de uso, como a prevenção de doenças, de modo que o uso do promotor de crescimento parece diminuir, mas a mudança real não ocorre.

Países variam muito nas quantidades de antibióticos que utilizam em animais

A proposta divulgada marca a primeira vez que um grupo traçou uma meta específica para reduzir o uso de antibióticos em animais, embora muitas instituições – da Organização Mundial da Saúde à Casa Branca às organizações médicas e de saúde pública – recomendaram recentemente que sejam feitas reduções.

Geralmente, administrar antibióticos em animais que não estão doentes tem sido prática padrão desde a década de 1950; E desde pelo menos a década de 1970, os pesquisadores mostraram que o uso de antibióticos dessa maneira permite que a resistência aos antibióticos surja. Em seu relatório, o Review aprova esta conclusão, dizendo que realizou uma revisão da literatura científica que encontrou mais de 100 documentos confirmando o link, e apenas sete que argumentaram que não havia link.

“Nós acreditamos que existem evidências suficientes que demonstram que o mundo precisa começar a reduzir as quantidades de antimicrobianos utilizados na agricultura agora”, diz o relatório. “Dado o que já sabemos, não faz sentido adiar mais a ação”.

Advogados e pesquisadores que pressionaram por reduções no uso de antibióticos agrícolas disseram na segunda-feira que essa abordagem tem potencial para criar mudanças reais.

“Eu elogio o relatório Review on Antimicrobial Resistance, e o seu apelo à criação de um objetivo de redução global de uso de antibióticos na produção de alimentos”, disse Laura Rogers, vice-diretora do Centro de Ação de Resistência Antibiótica da Universidade George Washington, “Para reduzir a resistência aos antibióticos, devemos estabelecer metas de redução na produção de alimentos para animais.”

“Nos EUA, o presidente Obama lançou um plano de ação nacional para combater a resistência aos antibióticos e incluiu medidas práticas para melhorar a administração do uso de antibióticos na medicina humana, juntamente com metas mensuráveis e limitadas no tempo para reduções. No entanto, era praticamente silencioso sobre o uso em animais e não ofereceram metas mensuráveis para reduções de antibióticos na produção de alimentos e animais, nem abordava o uso de antibióticos para a prevenção de doenças rotineiras. Devemos estabelecer um objetivo de redução significativa do uso de antibióticos na agricultura aqui nos EUA e precisamos colocar um sistema em prática para garantir que atendamos os objetivos que definimos “.

Karin Hoelzer, PhD, veterinária e oficial do Pew Charitable Trusts, disse que este é um problema internacional que exige ação internacional, “mesmo que cada país haja em nível diferente”. Ela advertiu que a tentativa de negociações internacionais sobre essa questão delicada exigiria importantes etapas iniciais, chegando principalmente a um acordo sobre quais antibióticos de uso humano merecem maior proteção contra o uso indevido. O Review diz que, no momento, existem pelo menos dois esquemas diferentes que definem quais medicamentos são mais preciosos e recomenda que sejam harmonizados dentro de um ano. “Esse é um primeiro passo realmente importante”, disse Hoelzer.

Paralelamente à sua avaliação do uso de antibióticos agrícolas, o Review também aborda o difícil tema da poluição antibiótica, exigindo controles rigorosos sobre os fabricantes de antibióticos para evitar o despejo de resíduos de produção, antibióticos brutos – em fontes de água. E exige uma melhor coleta de dados sobre o uso de antibióticos agrícolas e as emissões de fabricação de antibióticos, dizendo que uma boa informação é crucial para rastrear o surgimento de resistência e os caminhos que levam aos pacientes humanos.

Maioria dos antibióticos são utilizados na agricultura e na medicina humana

As recomendações publicadas são outro capítulo em pesquisa de dois anos de resistência aos antibióticos que a Review está realizando a pedido do primeiro-ministro britânico David Cameron, que contratou o grupo em julho de 2014. Ele também examinou a carga mundial e o custo da resistência, a necessidade de mais gastos pelos governos, a dificuldade de revitalizar a fabricação de antibióticos e o desafio de desenvolver testes e dispositivos de diagnóstico rápido que possam melhorar a prescrição e diminuir o uso indevido.

As descobertas do grupo serão resumidas em um relatório final que se espera apresentar a Cameron. O’Neill disse que seu objetivo será desenvolver estratégias que possam ser apoiadas pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde e, fundamentalmente, pelo Grupo dos 20, o fórum internacional das principais economias, que se preocupou no final de sua recente reunião na Turquia em examinar a resistência aos antibióticos como uma ameaça global. A liderança do G-20 acabou de ser tomada pela China, agora o principal produtor mundial e consumidor de antibióticos. Com a notícia do surgimento da resistência às colistinas, a China pode achar que deve ser vista agindo e combatendo a resistência das drogas em todo o mundo.

“Uma das coisas mais maravilhosas sobre liderar esse esforço, enquanto passamos por isso, é que posso sentir que há mais e mais respostas ao ruído que estamos fazendo”, disse O’Neill. “Eu sinto que isso está sendo levado a sério internacionalmente”.

Leia o conteúdo na íntegra AQUI