Santa Catarina

Representantes se reúnem para debater a suinocultura

O foco central do encontro foi consolidar a troca de informações entre eles.

Representantes se reúnem para debater a suinocultura

Com o objetivo de debater o futuro da suinocultura independente, diversos produtores se reuniram no auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) na última semana. O foco central do encontro foi consolidar a troca de informações entre eles.

A articulação entre as entidades e os produtores visa equilibrar o mercado independente. Os membros da entidade também pontuam a criação de um departamento para o levantamento de preços do suíno entre as associações, uniformizando as informações de mercado entre os Estados.

Para o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Jacir Dariva, a unificação das informações de mercado entre as associações possibilita balizar o preço do suíno, entretanto, o dirigente defende que isso só será real com a participação efetiva dos suinocultores.

Já o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, salienta a importância dos suinocultores entregarem produtos com preço justo, ao invés de cobrar valores menores. “Precisamos mudar essa realidade para que a suinocultura independente possa sobreviver com renda e qualidade de vida no campo. A partir de hoje essa atividade terá uma nova realidade porque todos terão um compromisso maior na formação de preço”, completa

A Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) também esteve representada no encontro por seu presidente, Valdomiro Ferreira Júnior (Ferreirinha), que apresentou a metodologia utilizada na formulação da bolsa de suínos em São Paulo.

O objetivo da APCS é apresentar às demais associações e aos produtores de que forma o departamento identificador de preços seria constituído dentro das entidades. “Vamos comprovar sua legalidade jurídica e econômica. Precisamos desenvolver uma ferramenta que tenha amparo jurídico e que possa interferir em algum momento no mercado, mostrando que as fontes dadas para o indicador têm informação correta”, explica Ferreira.