Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião discute medidas de apoio à suinocultura

No encontro, que também terá a presença do presidente da Conab, Vilmondes Olegário, será discutido o mercado de milho e medidas de apoio à suinocultura.

Redação SI 11/07/2002  – O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos, José Adão Braun, reúne-se hoje, em São Paulo, com o secretário interino de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Célio Porto.

No encontro, que também terá a presença do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Vilmondes Olegário, será discutido o mercado de milho e medidas de apoio à suinocultura. O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Estado (Acsurs), Gilberto Moacir da Silva, explica que a principal demanda é o deslocamento de estoques do cereal da Conab para venda a balcão no Rio Grande do Sul. A necessidade dos criadores gaúchos, conforme Silva, é de 400 toneladas.

Ontem, em Porto Alegre, também foi discutida na Federação das Associações de Municípios (Famurs) proposta que habilita os municípios a licenciarem a produção de suínos. Hoje, a tarefa é realizada somente pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Novo encontro sobre o tema ocorre em 6 de agosto.

Ainda hoje, o ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, lança leilões de contrato de opção de venda de milho para a próxima safra. A expectativa dos agricultores gaúchos é de preço de referência de R$ 13,46 a saca de 60 quilos. O objetivo é melhorar a remuneração do produtor e evitar a redução da área.

Segundo Pratini, a intenção é estimular a indústria a fazer a compra antecipada por meio de Cédula de Produto Rural (CPR), com juros de 8,75% ao ano. Ontem, Pratini reuniu-se com o diretor de Agronegócio do Banco do Brasil, Biramar Nunes, para pedir agilidade na liberação de financiamento a produtores de milho.

Também é analisada a proposta do setor de aumentar para 100% o limite de crédito de custeio ao produtor por hectare. Atualmente o orçamento do produtor chega a aproximadamente 80% do custeio, dependendo da região. Nunes disse que o BB poderá ampliar o limite tomando como garantia contratos de opção de venda antecipada a preço fechado.