Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Roberto Rodrigues confirmado ministro da Agricultura

Lula oficializou o nome de Rodrigues para o Ministério da Agricultura na última sexta-feira (13). Veja aqui um pouco de seu currículo.

Da Redação 17/12/2002 – Na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, Roberto Rodrigues – atual presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG) – foi anunciado como Ministro da Agricultura pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Saiba quem é o novo ministro da Agricultura:

Roberto Rodrigues
, 60 anos, nasceu em Cordeirópolis (SP), é engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP, professor do Departamento de Economia Rural da UNESP de Jaboticabal (SP) e foi Secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo de 93 a 94, no governo de Luiz Antônio Fleury Filho.

É empresário rural em São Paulo e no Maranhão e membro do Comitê Empresarial de Comércio Exterior do Itamaraty, além de participar de vários conselhos ligados ao agronegócio no Brasil, como o Conselho Nacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura. Foi presidente da Sociedade Rural Brasileira, vice-presidente da Sociedade Nacional de Agricultura e representou a agricultura em importantes conselhos nacionais, como o CMN – Conselho Monetário Nacional, CNPA – Conselho Nacional de Política Agrícola, CONCEX – Conselho Nacional de Comércio Exterior e CEC – Conselho Empresarial de Competitividade.

Possui também forte ligação com o cooperativismo, tendo sido presidente da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras por dois mandatos (1985/1991), vice-presidente da OCA – Organização das Cooperativas da América, presidente da Organização Internacional de Cooperativas Agrícolas da ACI e presidente do Conselho Continental para as Américas da ACI. Foi o Presidente da ACI – Aliança Cooperativa Internacional, órgão centenário que congrega 800 milhões de pessoas em todo o mundo, através de 250 organizações cooperativas nacionais, representando uma centena de países (1997/2001). Foi Presidente do COPAC – Comitê para o Progresso e Avanço de Cooperativas, organismo internacional composto pelas Nações Unidas, FAO, OIT, ACI, FIPA (Federação Internacional de Produtores Agrícolas) e WOCCU (Organização Mundial de Cooperativas de Crédito) (2000/2001).