Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Rodrigues recria o Conselho Nacional de Política Agrícola

Formado pelos presidentes de federações estaduais de agropecuária, o conselho é o órgão máximo da CNA.

Da Redação 30/05/2003 – O Ministério da Agricultura vai recriar o Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), desativado há 11 anos. O anúncio feito pelo ministro Roberto Rodrigues, durante palestra na primeira reunião deste ano do Conselho de Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Formado pelos presidentes de federações estaduais de agropecuária, o conselho é o órgão máximo da CNA.

“O CNPA vai incorporar o Conselho Nacional de Agronegócio (Consagro)”, disse. Criado pela lei 8.171/91, o CNPA deve ter no governo Lula uma representação paritária, a exemplo do Consagro, ao qual estão vinculadas as câmaras setoriais criadas recentemente, como as das cadeias produtivas de carne bovina, do açúcar e do álcool e milho, sorgo, aves e suínos. “Vamos instalar outras câmaras no mês de junho”, informou ontem o ministro da Agricultura.

Ações prioritárias

Rodrigues apresentou às lideranças do setor os três blocos de ações priorizados pelo ministério: políticas públicas, organização privada e negociações internacionais. Para desenvolvê-las, o ministério trabalha em temas como o seguro rural, bio-combustíveis, modernização do sistema cooperativo, seqüestro de carbono, ampliação da produção e exportação de carne, fruticultura, organização das cadeias produtivas, projeto de estágio-residência para recém-formados da área rural e programa renda mínima.

“Vamos trabalhar para fazer com que a produção agropecuária continue crescendo”, disse. Segundo ele, isso vai garantir renda aos produtores, gerar mais empregos no campo e na cidade e aumentar o volume de ingresso de divisas no País. “Ao mesmo tempo, exigirá mais portos, armazéns, silos e estradas. O agronegócio é um projeto estrutural para a economia nacional.”