Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Royer não apóia importação de milho

O presidente da associação paranaense de suinocultores pede para o governo não mais permitir a exportação do grão brasileiro.

Redação SI 22/11/2002 – Uma das causas da falta de milho no Paraná é o fato de a produção do grão estar voltada principalmente à exportação, o que causa sérios problemas internos de abastecimento do grão nas granjas e força alguns produtores a sacrificar os animais por falta de alimento.

Esta é a conclusão a que chegou o presidente da Associação Paranaense de Suinocultores (APS), Romeu Carlos Royer, referindo-se à crise no setor.

A questão ganhou destaque durante o lançamento da campanha de marketing da carne suína realizada no último dia 19, em Curitiba. Na solenidade, Romeu Royer fez um apelo para que o governo tome atitudes mais rápidas para garantir a produção e o abastecimento do grão, a fim de atender à demanda do Estado.

“Peço que o governo deixe o milho existente na região dentro do País e que o grão não seja exportado para países como Espanha e França. Temos um produto de excelente qualidade”, pediu ele. “Não adianta realizarmos uma campanha de estímulo ao consumo da carne suína se não temos o produto básico para a alimentação do suíno que é o milho”, enfatizou.

Conforme o presidente da APS, “o Paraná possui grandes estoques de milho e não precisaria importar o grão se o governo deixasse de permitir a exportação do produto a outros países e salientou que falta do grão continuará em 2003”.