Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

RS se manifesta em relação as dificuldades do embargo russo

Acsurs entregou ofício ao Ministro Blairo Maggi

RS se manifesta em relação as dificuldades do embargo russo

.O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em visita à Expodireto na última quinta-feira (08/03), em Não-Me-Toque, se reuniu com líderes rurais e ouviu pedidos de representantes dos produtores gaúchos. A Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS manifestou-se e entregou ofício ao ministro, apresentando as dificuldades do suinocultor devido à queda do preço após o embargo russo.

No documento, a ACSURS ressalta a queda de 31% no preço pago pelo quilo do suíno vivo no comparativo 2018/2017. ‘‘Em função do embargo russo, existe até esta data uma diminuição no preço do suíno vivo de R$ 1,22 ao quilo. Além disso, os custos de produção, como milho e farelo de soja, não param de subir, fazendo com que o produtor, neste momento, trabalhe no vermelho’’, afirma a entidade. ‘‘A cada dia que passa fica a incerteza da solução desse embargo, fazendo com que o produtor de suínos amargue prejuízos, comprometendo a renda de milhares de famílias no RS’’.

Pedido ao Senado

Um documento também foi entregue à senadora Ana Amélia Lemos, na semana anterior ao encontro com o ministro, solicitando ajuda para solucionar o problema do embargo da Rússia à carne suína brasileira. Sensibilizada, a senadora confirmou o apoio aos produtores informando que defenderia a pauta durante o encontro com o ministro e o secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki.

Este encontro e entrega do documento ao ministro da Agricultura na tarde de ontem foi feita pelo presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, vices Mauro Gobbi e Jean Fontana, e Edson Zancanaro, conselheiro fiscal da entidade.