Capacitação

Sader treinará suinocultores do México para inserção no mercado internacional

Empresa planeja um treinamento digital sobre boas práticas pecuárias para produtores de suínos para aumentar sua produtividade

Sader treinará suinocultores do México para inserção no mercado internacional

Os produtores de  pequena escala suína podem ser integrados aos mercados nacional e internacional graças a um  plano de capacitação digital em boas práticas pecuárias , desenvolvido pelo  Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural ( Sader ) em conjunto com a Organização dos Produtores de Carne Suína Mexicana ( Opormex).

“Técnicos do Serviço Nacional de Saúde, Segurança e Qualidade Agroalimentar ( Senasica ) vão ensinar aos suinocultores as diretrizes que devem seguir para obter a certificação e que seus animais são processados ??em usinas do Tipo Inspeção Federal ( TIF ), que fornecem carne ao máximo mercados importantes. competitivos do México e do exterior”, explicou o comunicado de Sader.

Da mesma forma, os produtores poderão conhecer os requisitos zoossanitários e de segurança exigidos por cada nação, entre eles os alimentos e as substâncias farmacêuticas estabelecidas pelos países para permitir a importação de produtos suínos. O director-geral da Senasica, Francisco Javier Trujillo Arriaga, sublinhou, durante uma reunião de trabalho virtual com a direcção da Opormex, que uma das principais funções da organização é prestar assessoria técnica aos produtores agro-alimentares , especialmente os de pequena escala, em a fim de preservar a saúde de seus animais e a aplicação de boas práticas que lhes permitam aumentar sua produtividade .

Por sua vez, o presidente da Opormex, Heriberto Hernández Cárdenas, destacou que a crescente demanda mundial por carne suína representa uma área de oportunidades para milhares de pequenos e médios produtores no México, por isso a Organização da Agricultura promove a produção sustentável de carne com valor agregado. De acordo com Sader, no México mais de 18 milhões de porcos são criados por ano e a produção nacional de suínos tem apresentado um boom nos últimos anos.

Só em 2019, foi a proteína com o maior aumento, um aumento de 6,5 por cento em relação ao ano anterior. Além disso, foi destacado que com mais de 1,6 milhão de toneladas de carne suína por ano, o México ocupa a 13ª posição no ranking mundial e exporta para diversos países como Estados Unidos, Japão e China.