AveSui 2020
05-Nov-2019 15:02 - Atualizado em 06/11/2019 08:41
Empresa

Safeeds lança linha de probióticos em parceria com empresa americana

Produtos aparecem como mais uma alternativa para retirada dos antibióticos e auxiliam no ganho de peso dos animais

A Safeeds, em parceria com a americana United Animal Health, acaba de lançar sua linha de probióticos com foco no melhor desempenho e performance de animais. São três produtos, sendo um para a produção de aves, outro para suínos e outro uso em aves e suínos com foco no meio-ambiente.

“Desde que a Safeeds foi fundada, em 2004, nós vínhamos buscando uma linha de probióticos que se adequasse à filosofia da empresa, que é a produção animal eficiente e livre de antibióticos. Junto com a United, conseguimos o desenvolvimento desses produtos, que surgiram por meio de alta tecnologia empregada e produzidos também para o mercado americano, que é um mercado exigente, competitivo e de alta capacidade técnica”, diz Ricardo Castilho, presidente da Safeeds.

A United Animal Health possui mais de 1,5 mil cepas de probióticos catalogados. A empresa dedicou tempo e recursos para identificar os principais micro-organismos existentes na flora intestinal dos melhores animais, aqueles que apresentavam excelente ganho de peso. Após isolar esses agentes, replicou-os e alimentou outros animais, que passaram a apresentar melhores resultados no ganho de peso também.

Os probióticos são bactérias, presentes nos organismos e que são consideradas benéficas, não trazendo prejuízos para a saúde animal e humana. Ajudam a controlar o crescimento de bactérias patogênicas, como a Salmonella, por exemplo, e auxiliam na produção de enzimas, facilitando a digestibilidade das dietas. Todos esses benefícios resultam melhores ganho de peso e conversão alimentar.

“O mercado de nutrição animal está mudando. Há um apelo muito grande na questão da redução do uso de antibióticos e isso tem promovido maior interesse em produtos alternativos. O probiótico é uma das opções para atender este mercado. As grandes empresas americanas e europeias têm partido para essa linha para melhorar a dieta dos animais. A United Animal Health possui mais de 60 anos e há mais de 25 investe na identificação e no desenvolvimento de probióticos”, informa Daniel Vidiri, gerente Brasil da United Animal Health.

A parceria entre Safeeds e United possui mais de cinco anos e iniciou com o desenvolvimento de enzimas. Em 2018, as empresas ampliaram o trabalho na busca por novas soluções para o produtor de proteína animal e agora lançam a linha de probióticos.

 A análise da microbiota

Além dos três probióticos, a Safeeds traz ao Brasil mais uma ferramenta para auxiliar os produtores. O Pathkinex® é uma ferramenta de diagnóstico que auxilia os produtores a identificar os desafios de campo, mostrando ao cliente as principais diferenças entre uma microbiota saudável e uma doente. Por meio de teste de PCR, específico para animais, é possível identificar os desafios e os tipos de bactérias existentes na flora intestinal.

“Isso proporciona ao cliente a possibilidade de enxergar a microbiota de uma outra forma e também a ação do produto (probiótico) sobre a microbiota, como age e quanto está agindo”, explica Vidiri.

Redação
Deixe seu Recado