São Paulo se integra aos demais Estados no controle nacional do javali
Uma equipe da Secretaria visitou a Cidasc, em Santa Catarina, para promover esta integração
Os médicos veterinários da Coordenadoria de Defesa Agropecuária Erika Mello, coordenadora substituta e Artur Felicio, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos realizaram esta semana uma visita técnica à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Cataria (Cidasc), instituição coirmã da Coordenadoria, no processo de integração com os outros Estados da federação no controle nacional do Javali. Foram recebidos pelo presidente da Cidasc, Plinio de Castro, pelo diretor de Defesa Agropecuária, Diego Torres Severo, e pelo gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Jader Nones.
A visita foi organizada para troca de informações técnicas sobre os procedimentos já realizados pelo estado de Santa Catarina, que é reconhecido como estado livre de vacinação contra a febre aftosa, sem vacinação, status que São Paulo deverá alcançar em breve. Outro tema que pautou a visita foram as ações que deverão ser desenvolvidas com a adesão do estado de São Paulo ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
O secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo, Itamar Borges, irá assinar a adesão ao SISBI, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na próxima terça-feira, 30 de novembro, durante as comemorações do aniversário de 130 anos da Secretaria.
Assuntos do Momento
Mesmo com entrada de 2ª quinzena, preços no mercado de suínos sobem
Segundo pesquisadores do Cepea, no caso do animal vivo, esse movimento de reação é influenciado pela baixa disponibilidade de suíno em peso ideal para abate, pelo clima ameno e por eventos festivos que favorecem o consumo

CNA pede mais R$ 710 milhões em 2022 para subvenção de apólices da safra verão
Segundo nota da entidade, o crédito extra é necessário para garantir a cobertura do plantio da próxima safra de verão 2022/23

Produção global de carne suína em 2022
Por Osler Desouzart, CEO da ODConsulting

Cresce a demanda por carne de frango e suína em Posadas, na Argentina
“No total mais ou menos nós argentinos consumimos 110 kg de carne por ano e agora caiu para 47 kg, segundo os últimos dados que são de 2021”, disse Mariela Bernardi, administradora do Mercado Concentrado Posadas.

Carne suína foi a única carne que teve redução de preço nos últimos 12 meses
O valor da carne suína aumentou 7,35% e o preço do frango subiu 20,26%

Brasil é um dos maiores produtores de carnes suína e de frango dos últimos 20 anos
País está entre os quatro principais produtores do mundo, junto com Estados Unidos, China e União Europeia