Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

SBSS 2014 traz PhD em epidemiologia para falar sobre prevenção e controle de Mycoplasma hyopneumoniae

Boehringer Ingelheim apoia a realização do SBSS 2014 e traz PhD em epidemiologia para falar sobre prevenção e controle de Mycoplasma hyopneumoniae

Considerada uma das enfermidades respiratórias de maior relevância na suinocultura brasileira e mundial, a infecção pelo Mycoplasma hyopneumoniae será tema de palestra no VII Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, que ocorre entre os dias 5 a 7 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. A convite do Nucleovet com o apoio da Boehringer Ingelheim, o PhD em Epidemiologia Eduardo Fano irá tratar o tema “Abordagem Sistemática para o Entendimento e Controle das Doenças Respiratórias” no dia 07 de agosto. O SBSS é dos mais importantes eventos técnicos da suinocultura brasileira e vai reunir cerca de mil veterinários, zootecnistas e profissionais para debater os principais desafios do setor.

Eduardo Fano vai apresentar um conceito de cadeia de infecção, ferramenta que proporciona um amplo e efetivo controle da Pneumonia Enzoótica, aplicando conceitos epidemiológicos sobre animais de diferentes fases e em diferentes sistemas de produção. A bactéria é atualmente um dos principais agentes causadores de perdas e prejuízo na performance dos animais.

“A prevenção e o controle exigem uma abordagem epidemiológica que avalie a presença de Mycoplasma hyopneumoniae de uma forma mais ampla e técnica, identificando a ocorrência e distribuição de eventos prévios, extremamente focada em todos os estágios do sistema de produção”, segundo Fano. Com o desenvolvimento de estratégias e protocolos, a plataforma gera mais resultados positivos e facilita o trabalho do produtor.

Batalha contra a Pneumonia Enzoótica

A Pneumonia Enzoótica afeta os índices zootécnicos dos animais infectados, alertam os especialistas. Conforme a Diretora de Saúde Animal da Boehringer Ingelheim do Brasil, Camila Pontes, os animais imunizados para este agente tendem a um menor índice de problemas respiratórios nas fases de crescimento e terminação. “A batalha contra a Pneumonia Enzoótica tem se mostrado um grande desafio não só no Brasil, mas no mundo todo. E a nossa vacina Ingelvac Mycoflex, associada ao nosso amplo conceito de prevenção, é uma excelente ferramenta para controle desta enfermidade”, afirma Camila.

A Boehringer Ingelheim atingiu recentemente a marca de mais de 500 milhões de suínos vacinados com a Ingelvac MycoFLEX® desde o seu lançamento em 2008. A vacina de 1 dose (1 ml) de última geração tem a sua eficácia e segurança reconhecidas mundialmente.

A adequação deste novo conceito de Cadeia de Infecção modifica a cultura de controle da Pneumonia Enzoótica nos rebanhos de produção de suínos, resultando em mais ganhos e otimizando o trabalho do produtor. “A vacinação é uma das ferramentas mais importantes para o controle e prevenção das doenças infecciosas na suinocultura. Além de apresentar excelente viabilidade econômica, auxilia na prevenção de perdas de animais e minimiza o impacto de doenças na produção animal”, completa Camila Pontes.