Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reciclagem Animal

SC pede para que Mapa crie normas e certifique recolha de carcaças

Projeto que recolhia as carcaças foi paralisado em março deste ano

SC pede para que Mapa crie normas e certifique recolha de carcaças

No dia dez de julho a  vice-governadora do estado de Santa Catarina Daniela Reinehr e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa participaram de audiência com o ministro em exercício da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, e com o secretário adjunto de Defesa Agropecuária, Fernando Mendes. A principal demanda do encontro foi o destino das carcaças de animais não abatidos nas propriedades rurais.

O pedido do Governo do Estado é para que o Mapa crie normas e certifique as empresas que recolhem os animais para que possam exportar as farinhas e outros produtos vindos do processamento das carcaças. Isso daria viabilidade econômica para o Projeto Piloto de Recolhimento de Animais Mortos em Santa Catarina continuar em funcionamento, servindo de modelo até mesmo para outros estados.

O recolhimento das carcaças nas propriedades rurais é uma ferramenta importante não só para a manutenção do patrimônio sanitário estadual e nacional, mas também reduz significativamente os impactos no meio ambiente. Lembrando que a maioria desses animais morre por causas naturais.

“Durante a reunião, a equipe do Ministério da Agricultura nos informou que acontecerá uma consulta pública sobre o assunto. Porém como este é um trabalho que já foi muito discutido, o Governo Federal tentará atender o mais rápido possível, criando uma normativa para Santa Catarina”, explica o secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa.

Projeto paralisado

Em março deste ano o projeto que faz o recolhimento de bovinos e suínos mortos de propriedades rurais em 75 municípios do Oeste de Santa Catarina, suspendeu as atividades. Os funcionários receberam férias coletivas. Além disso, a paralisação preocupou os produtores rurais da região que precisam dar destinação correta para as carcaças.

A empresa Cbrasa reaproveitava os resíduos animais desde 2017. As operações começaram por meio de um projeto pioneiro no estado e no país, com apoio dos órgãos municipais e estaduais. O óleo retirado é revendido para produção de biocombustível e a farinha pode ser usada como adubo.

Desde o início dos serviços prestados pela empresa, 85 mil coletas foram feitas. Um total de 12 caminhões percorria mais de 2 mil quilômetros por dia e atendiam cerca de 9 mil propriedades.