Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Secretaria de Agricultura capacita docentes da Etec com técnicas de alimentação saudável

Com foco na saudabilidade dos alimentos e na possibilidade de geração de renda ao pequeno agricultor familiar, que atua em áreas urbanas e periurbanas dos grandes centros paulistas

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza, realizou no último dia 27 a primeira capacitação de docentes das Escolas Técnicas Estaduais (Etec), com foco na saudabilidade dos alimentos e na possibilidade de geração de renda ao pequeno agricultor familiar, que atua em áreas urbanas e periurbanas dos grandes centros paulistas.

A iniciativa, que reuniu os professores da Etec “Camargo Aranha”, na Mooca, na capital paulista, faz parte do “Programa de Capacitação dos Agentes da Agricultura Paulista”, que envolve diversas frentes da Pasta Estadual, por meio das Coordenadorias de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), de Assistência Técnica Integral (Cati)  e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).  

Cerca de 15 professores dos cursos de cozinha e nutrição da Escola receberam orientações das pesquisadoras Sandra Maria Pereira da Silva e Maria Alice Lemos Rachman, do Polo Regional Vale do Paraíba da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta)  Regional, da Secretaria, que ensinaram técnicas de extração de óleos essências de plantas aromáticas e condimentares. O trabalho foi coordenado pelo pesquisador Daniel Gomes e pela diretora da Etec, Márcia Dias.

De acordo com Emilio Bocchino, diretor do Centro de Execução, Monitoramento e Controle de Programas e Projetos da Codeagro, esta fase do programa de capacitação proporciona a transferência de tecnologias disponíveis à sociedade nos institutos de pesquisa paulista. “A atividade é direcionada aos docentes das Etecs, tendo em vista seu alto poder de multiplicação e disseminação do conhecimento”, afirmou.

As próximas capacitações que serão realizadas aos profissionais de Etecs na capital abordarão temas ligados à tecnologia da cachaça, qualidade e tecnologia de processamento do pescado, introdução à análise sensorial e qualidade do azeite, qualidade da carne, dentre outros.

No interior do Estado, o Programa de Capacitação dos Agentes da Agricultura Paulista promoveu evento de transferência de tecnologia ligada à avicultura de corte e postura, no Polo Apta Regional Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul e bovinocultura de corte e leite, no Polo Apta Regional Alta Mogiana, em Colina. “São ações de orientação à sociedade que contribuem para a elaboração de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional”, lembrou o titular da Codeagro, José Valverde Machado Filho.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, destacou a importância da capacitação em parceria com o Centro Paula Souza. “a ação está alinhada com as diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta, que são: promover uma agricultura em harmonia com o meio ambiente, apoiar o produtor, especialmente o pequeno; diminuir a distância entre o conhecimento gerado pela pesquisa e a sociedade e promover a saudabilidade dos alimentos”, afirmou.