Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Desenvolvimento

Secretarias estaduais se reúnem para discutir importância da segurança alimentar

Reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-SP) foi realizada no dia 2 de agosto, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista

A III Reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-SP) foi realizada no dia 2 de agosto, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista. O objetivo do encontro é fomentar entre as secretarias paulistas a discussão sobre segurança alimentar e nutricional no Estado.

O secretário-executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), José Valverde Machado Filho, afirma que a “intersetorialidade da segurança alimentar é muito importante para o Estado e deve ser trabalhada de forma contemporânea e em integração com as outras Secretarias”.

Maria Rita Marques de Oliveira, conselheira titular do Consea-SP e representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), abordou no encontro o tema “Intersetorialidade em Segurança Alimentar e Nutricional: o papel do Estado de São Paulo”. “Apesar de estar participando pela primeira vez, sou uma das pessoas que mais estão esperando por essa reunião. Muitos projetos já são intersecretariados, só faltava essa reunião para selar”, afirmou Maria Rita.

A diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans/Codeagro), Milene Massaro, abordou a questão da “Alimentação saudável como eixo de política pública”, onde apresentou os projetos da Secretaria de Agricultura sobre SAN: Projeto Cozinhalimento, Padaria Artesanal, Horta Educativa e Alimentação Saudável.

José Manoel de Aguiar Neto, representante da Secretaria de Logística e Transportes, afirmou que a Pasta pode contribuir para o alimento chegar com qualidade à mesa da população. “O Estado de São Paulo tem muitos gargalos, onde o trabalho da Secretaria de Logística e Transportes pode facilitar a saída e chegada dos alimentos com qualidade e segurança”, afirmou José.

O representante da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, Kleber Viana, não tinha a perspectiva do quão é importante a relação e o envolvimento do emprego na questão de segurança alimentar. “A Pasta de emprego não acreditava que estava tão envolvida em segurança alimentar, mas hoje vimos isso. Monitoramos o emprego, e o aumento do desemprego precária a alimentação da população. Acho importante essa coesão entre as secretarias, vai ser riquíssimo essa parceria”, declarou.