Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

PSA

Secretário de Agricultura dos EUA aplaude esforços de pesquisa para bloquear a propagação do vírus da peste suína africana

“Estou orgulhoso da extraordinária pesquisa em andamento no Serviço de Pesquisa Agrícola para desenvolver vacinas candidatas para prevenir o vírus da Peste Suína Africana", disse o secretário Vilsack.

Secretário de Agricultura dos EUA aplaude esforços de pesquisa para bloquear a propagação do vírus da peste suína africana

O secretário da Agricultura, Tom Vilsack, aplaudiu os esforços de pesquisa e proteção em andamento no Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) e no Serviço de Inspeção de Saúde Vegetal e Animal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para evitar a propagação da África Vírus da febre suína, que tem causado perdas devastadoras à indústria suína em todo o mundo.

“As agências do USDA estão trabalhando juntas para proteger o gado dos EUA de doenças animais estrangeiras e emergentes que podem prejudicar nossa economia e saúde pública”, disse o secretário Vilsack. “Estou orgulhoso da extraordinária pesquisa em andamento no Serviço de Pesquisa Agrícola para desenvolver vacinas candidatas para prevenir o vírus da Peste Suína Africana. Além disso, o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal tem feito um trabalho tremendo para estabelecer zonas de proteção para proteger toda a indústria suína dos Estados Unidos. Pesquisa científica, descoberta, vigilância e detecção são essenciais para resolver problemas desafiadores que os produtores americanos enfrentam para manter nosso abastecimento de alimentos robusto e seguro. ”

A peste suína africana (PSA) foi detectada originalmente em 2007 na República da Geórgia e é conhecida por causar surtos de doenças virulentas e mortais em suínos selvagens e domesticados. Desde o surto original, a PSA teve um impacto generalizado e letal em rebanhos suínos em vários países da Europa Central e Oriental e em toda a Ásia. Embora o vírus esteja causando profundas perdas econômicas à indústria suína, não houve nenhum surto nos Estados Unidos. No entanto, há algumas semanas, surtos de PSA foram confirmados na República Dominicana, o primeiro surto nas Américas na história recente. O APHIS executou vigilantemente salvaguardas para impedir a PSA de entrar nos Estados Unidos. O vírus é incapaz de ser transmitido de porcos para humanos.

O Agricultural Research Service publicou uma nova pesquisa hoje, que destaca uma nova vacina candidata que tem demonstrado prevenir e proteger com eficácia os suínos europeus e asiáticos contra a atual cepa asiática do vírus em circulação.

Os estudos anteriores foram realizados em condições de laboratório apenas em porcos criados na Europa, usando uma amostra do vírus PSA do surto inicial. Os estudos da nova vacina candidata da ARS revelaram que a imunidade ocorreu em aproximadamente um terço dos suínos na segunda semana pós-vacinação, com proteção total em todos os suínos alcançada na quarta semana.

Esta pesquisa, destacada na revista Transboundary and Emerging Diseases , mostra que os cientistas da ARS desenvolveram uma vacina candidata com a capacidade de ser produzida comercialmente, mantendo a eficácia da vacina contra cepas do vírus PSA asiático quando testado em raças suínas europeias e asiáticas.

“Estamos entusiasmados com o fato de a pesquisa de nossa equipe ter resultado em vacinas candidatas promissoras que são capazes de prevenir e proteger diferentes raças de suínos contra o vírus PSA atual”, disse a administradora do ARS, Chavonda Jacobs-Young. “As vacinas candidatas podem desempenhar um papel importante no controle do surto em curso que ameaça a saúde suína global.”

Os pesquisadores da ARS continuarão a determinar a segurança e eficácia da vacina em condições de produção comercial e estão trabalhando em estreita colaboração com seu parceiro comercial Navetco National Veterinary Joint Stock Company, localizado no Vietnã.

Até o momento, a ARS projetou e patenteou com sucesso cinco vacinas experimentais da PSA e executou totalmente sete licenças com empresas farmacêuticas para desenvolver as vacinas. A ARS continua avaliando parceiros comerciais adicionais para desenvolver essas vacinas.

Este é um passo importante para a ciência e a agricultura. Uma vacina comercial para o vírus da PSA será uma parte importante do controle da PSA em áreas de surto. Todas as vacinas candidatas dos EUA devem passar pelo processo de aprovação regulatória do APHIS para uso em suínos nos EUA.

“A parceria entre o APHIS e a ARS é fundamental para proteger a pecuária dos EUA de doenças devastadoras como a ASF”, disse Kevin Shea, administrador do APHIS. “O trabalho da ARS na pesquisa e desenvolvimento de vacinas candidatas fornece ferramentas valiosas para organizações de saúde animal em todo o mundo no combate à PSA. APHIS está pronto para avaliar vacinas potenciais contra PSA para uso nos Estados Unidos.”