Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança alimentar

Comida intoxica 30% da população mundial. Os alimentos crus ou de origem animal são apontados como campeões das contaminações.

Da Redação 11/06/2002 – As doenças de origem alimentar matam dois milhões de crianças por ano nos países em desenvolvimento. A contaminação desses produtos pode ocorrer em qualquer em qualquer ponto da cadeia produtiva. “Aproximadamente 76 milhões de pessoas ao ano são contaminadas pela ingestão de carnes”, afirma Renata Bromberg, do Instituto de Tecnologia de Alimentos, de Campinas (SP). O medo com comida estragada não é privilégio dos pobres, que também morrem de fome. Somente nos Estados Unidos, são registrados cerca de 76 milhões de casos de intoxicação alimentar a cada 12 meses, resultando em 5 mil mortes em 325 mil hospitalizações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das pessoas apresentam intoxicação alimentar anualmente, mesmo não sendo identificado o fator etiológico (origem). “Evidentemente, a falta de saneamento básico, as más condições de higiene e o estado nutricional precário da pessoa contribuem para o aparecimento de manifestações clínicas graves”, afirma Maria José Vieira, doutora em medicina na área de cirurgia do aparelho digestivo e médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De acordo com centros de controle e prevenção de doenças, são mais afetadas pela intoxicação alimentar as crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido, como nos casos de pacientes com Aids, câncer, diabetes ou os que estão sob tratamentos, como quimioterapia.

A revista National Geographic de maio, que está comemorando dois anos de Brasil, mostra que o problema não é provocado apenas por alimentos como maionese, molhos e produtos guardados fora da geladeira. “A contaminação pode vir da simples ingestão de hambúrgueres, salsicha, frutas, verduras, sucos, ovos, frango e alimentos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas”, comenta o jornalista Bruno Taitson, da Geographic.

Os alimentos crus ou de origem animal são apontados como campeões das contaminações. Carnes, verduras cheias de agrotóxicos ou sem limpeza adequada lideram, de acordo com levantamento da revista. Agentes contaminadores estão muito próximos: esponjas, panos de prato, tábuas de carne e pias podem ser bons abrigos para estes seres que causam desde simples diarréias a doenças graves com danos de longa duração.

  Bactérias Fungos Metais pesados Pesticidas
Culpados Salmonela, Listeria, Staphylococcus, Clostridium botilinum Aflatoxinas Cumbo, cádmio, mercúrio Agrotóxicos usados no plantio para evitar insetos e ervas daninhas
Alimentos de risco Aves, carnes, ovos e produtos derivados (maioneses), laticínios e embutidos Trigo, soja, arroz, amendoim Frutos do mar, peixes, carne de porco, frutas, legumes, cereais e produtos derivados Leite, frutas, verduras
Sintomas de intoxicação Diarréias, dores abdominais fortes, colites e, em certos casos, até a morte Efeitos no sistema nervoso, no fígado e nos pulmões Náuseas e dificuldade motora. Na intoxicação crônica, retardo de crescimento e efeito sobre a fecundidade. Vômitos, dores de cabeça