Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conteúdo Técnico

Selênio orgânico na dieta de machos reprodutores suínos: o que temos a dizer sobre a Hidróxi-Selenometionina

O fornecimento de selênio em níveis adequados é essencial para o desenvolvimento e a maturação do gameta masculino, sendo o mineral um importante fator modulador da produção espermática, qualidade seminal e fertilidade

Selênio orgânico na dieta de machos reprodutores suínos: o que temos a dizer sobre a Hidróxi-Selenometionina

A suinocultura moderna tem se preocupado não apenas em aumentar a sua produção e capacidade de oferta de alimento para o mundo, como também em atender a demanda de mercados consumidores cada vez mais exigentes. Seguindo o conceito de saúde única, bem-estar único – one health, one welfare em inglês – o sistema atravessa uma importante fase em sua história, abandonando algumas concepções e práticas consolidadas, e incorporando questões relacionadas ao bem-estar dos animais, qualidade de vida das pessoas envolvidas, e os cuidados com o meio ambiente. No entanto, ainda que estejamos falando sobre um novo cenário na suinocultura – mais humanizado e sustentável – a implantação de novas práticas e tecnologias capazes de melhorar a eficiência produtiva do sistema continuam sendo de extrema importância para a sua permanência de forma competitiva no mercado.

Quando falamos em eficiência produtiva, abrangemos o conceito de produzir mais e melhor, a partir de um mesmo recurso. Tornando a ideia mais aplicada, pensemos em uma Unidade de Difusão Genética (UDG), local onde encontra-se os machos do topo da pirâmide genética na suinocultura. Aumentar a eficiência produtiva da UDG faz com que o melhoramento genético chegue ainda mais rápido nas granjas de produção de suínos, e por consequência, melhorem sua eficiência produtiva. Neste caso, é certo que a tendência crescente para o uso de um menor número de espermatozoides por dose inseminante, bem como a redução do número de doses utilizadas por estro por fêmea, corroboram para um uso mais inteligente dos machos reprodutores (cachaços).

Nas UDGs busca-se um aumento na produtividade de cada macho reprodutor, aumentando a produção espermática e maximizando o número de doses de sêmen produzidas. Nas granjas de produção de leitões, o aumento de produtividade passa pelo aumento da taxa de prenhez das fêmeas reprodutoras, e pelo aumento do número de leitões nascidos vivos.

Assim, além da necessidade de oferecer boas condições sanitárias, de ambiência com instalações apropriadas, de manejo adequado e água de qualidade, é importante garantir que os animais em reprodução estejam recebendo uma dieta balanceada. A nutrição de cachaços tem se mostrado um importante modulador da produção e qualidade seminal, o que também é observado em outras espécies de animais domésticos e mesmo para a espécie humana, impactando diretamente a fertilidade do macho (Wilson et al., 2004; Singh et al., 2018; Fouad et al., 2020; Skoracka et al., 2020). Níveis adequados de energia, proteínas e aminoácidos, lipídeos, vitaminas e microminerais foram estabelecidos como essenciais para o cachaço adulto (NRC, 2012; Rostagno et al., 2017), e dentro desta composição de nutrientes temos o micromineral selênio, foco deste artigo.