Fonte CEPEA

Ver cotações

Comentário

Semana ruim para mercados futuros - por Jim Long

Por Jim Long, president-CEO, Genesus Inc.

Semana ruim para mercados futuros - por Jim Long

A semana passada foi ruim para os mercados futuros. Ainda acreditamos que se trata de calma antes da tempestade. Como a China limpa estoques de suínos armazenados e de mercado, a oferta de carne suína por lá ainda é razoável.

Já foi dito: “espere até que o cachorro chegue ao final da cadeia”. Todos os produtores com quem falamos na China esperam que o rebanho tenha queda ou diminua em 50%. Redução de 15-20 milhões de suínas? Cada 15 quilos de suíno na China está custando US$ 155. Alguns dos mercados de suínos a granel agora custam 1,20 libras esterlinas. Muitos, se não todos, esperam que os suínos no mercado atinjam 25-30 rmb / kg – ou mais de US$ 500.

Haverá mais porco indo para lá. Esperamos que no começo de julho e agosto o foguete de preços da China suba ainda mais. Todos os países produtores de suínos se beneficiarão dessa demanda.

Talvez nós somos meninos que acreditam que há um pônei na pilha de estrume. Muito otimismo. Mas estamos com os pés no chão com a China. Quando os produtores dizem que temos 60.000 suínas, temos 6.000. Quando dizem que nós orçamos 11 milhões de porcos do mercado, esperamos ter 7 milhões. Uma empresa de alimentos informa que a pesquisa nacional de alimentos mostra que a tonelagem está abaixo de 60%. É impressionante, porque não são os proprietários que estão nos dizendo.

A Genesus exportou mais reprodutores para a China nos últimos três anos do que qualquer outra empresa genética. Cerca de 35% do mercado. A última exportação para a China foi em novembro passado e foi da Genesus. É nosso negócio prestar atenção. A demanda e a necessidade de criação de animais na China serão monumentais. A Peste Suína Africana ainda está varrendo a China e o estoque de suínos continuará a declinar.