Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Seminário de Microbiologia promove técnicas não convencionais na análise de micro-organismos

Seminário sobre Métodos Analíticos Avançados em Microbiologia reuniu pesquisadores na ESALQ

Seminário de Microbiologia promove técnicas não convencionais na análise de micro-organismos

divulgaçãoO Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola realizou, nesta segunda-feira (28/08), o Seminário sobre Métodos Analíticos Avançados em Microbiologia. O objetivo foi disseminar as técnicas analíticas avançadas e não convencionais na análise de micro-organismos em alimentos e no ambiente e seus metabólitos.

Segundo o professor Claudio Lima de Aguiar, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, coordenador do evento, a programação contemplou palestras de especialistas de empresas e de outras universidades, afim de ampliar o conhecimento sobre técnicas analíticas e minimizar erros em análises das mais diversas.

“Trata-se de oportunidade ímpar na ESALQ de transferência de conhecimento no uso de técnicas analíticas avançadas na área de microbiologia. A intenção é que o público que acompanhou a programação possa minimizar erros em trabalhos científicos que apresentam interferências da matriz metodológica”.

Segundo o docente, nos últimos anos a comunidade científica tem investido tempo e recursos no sentido de desenvolver adaptações nos modelos já consagrados. “Acabamos trabalhando para revisão alguns desses métodos, além de passar a empregar novas metodologias. Cromatografia líquida e de íons, espectrometria de massas, entre outras, exigem aperfeiçoamento de pessoal e demandam maior investimento, mas na medida que mais pessoas buscarem esse tipo de ferramenta, os valores desse investimento tendem a cair. No caso da espectrometria de massas, por exemplo, a rapidez das respostas é algo fundamental”.

Estiveram presentes ao evento cerca de cem estudantes de pós-graduação da ESALQ, além de profissionais das áreas farmacêutica, química, cosmética, petrolífera, entre outras.  “Recebemos biólogos, farmacêuticos, engenheiros, químicos, entre outros profissionais. E o grande legado do evento foi atentar para o fato de que, ao escolher o método mais adequado de análise, ao invés de perpetuar a prática de repetições metodológicas, podemos minimizar os erros analíticos e, por consequência, reduzir gastos e aumentar a eficiência com essas etapas de pesquisa”, finaliza o coordenador do seminário.