Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Seminário sobre carnes em Concórdia (SC) reúne cerca de 500 participantes

O encontro foi realizado nesta terça-feira (11), na SER Sadia.

Redação SI 11/12/2001 – “O Brasil é o único País que tem potencial para produzir alimentos para o mundo.” Com estas palavras, o presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Paulo Tramontini, encerrou o seminário “Mercados para a Carne Brasileira”. O seminário foi realizado nesta terça-feira (11/12)na SER Sadia, em Concórdia (SC), reunindo cerca de 500 criadores, técnicos, empresários e estudantes.

Na abertura, Adauto Lima Rodrigues, da Secretaria de Produção e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou o tema “Qualidade, Competitividade e Oportunidade de Negócios”. Ele defendeu que a qualidade dos produtos nacionais é forte argumento para a manutenção de mercados externos. Disse ainda que a diversificação de hábitos alimentares, com a oferta de produtos prontos “estamos na era da comodidade”, citou é uma das ferramentas para ampliar mercados.

Ao falar sobre “A Sanidade como Estratégia de Conquistas e Manutenção de Mercados”, o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, Luiz Carlos de Oliveira, enfatizou que o “produtor e o industrial devem cumprir as regras internacionais”. Somente assim, entende, os produtos brasileiros estarão qualificados para competir no mercado internacional. Luiz Carlos de Oliveira ressaltou que as oportunidades do Brasil se ampliam porque o País tem o melhor parque industrial do mundo no ramo de alimentos e o melhor sistema de vigilância sanitária.

Quando aprofundou o seu tema, Luiz Carlos de Oliveira apontou que as carnes brasileiras competem em qualidade e sanidade, porém as barreiras impostas pelo “poder econômico” de alguns países são injustas e desonestas. Ele definiu o atual estágio do mercado internacional como o momento Brasil. O agrocomércio do Brasil, informou o secretário, proporcionou superávit de quase R$ 30 bilhões para o País.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura de Santa Catarina e presidente do Fórum Catarinense de Desenvolvimento, Odacir Zonta, encerrou a rodada de painéis, destacando “O Exemplo Vitorioso de Santa Catarina no Mercado de Carnes”. Zonta apontou que o Estado está preparado para rodadas de negociação para ampliar mercados na Rússia, assim como para a China, Japão e países europeus.